Murro na POC

Origem

Embora já usado pela comunidade LGBT fora da internet, o termo poc só foi ganhar popularidade no meio virtual no início de 2018, sendo utilizado originalmente para se referir a gays muito afeminados ou chamativos.

 

Originalmente de cunho pejorativo, com a sua crescente popularização, a expressão passou a ter seu significado redefinido e adquiriu um teor mais humorístico e livre, empregada nas mais diversas situações.

 

A partir daí, memes com variações de frases utilizando o termo poc passaram a se popularizar na internet, dentre elas “carinho na poc” ou “tapa na poc”, esta última ficando conhecida ao ser empregada pela cantora Tati Zaqui em uma entrevista ao TV Fama.

 

A versão “murro na poc”, em especial, se tornou muito popular a partir de março desse mesmo ano, após a criação de um GIF da youtuber Tulla Luana com a frase. Muito usado como resposta a afrontas ou ao vencer discussões, o meme rapidamente se espalhou pela web.

 

Difusão

Iniciado no fórum de notícias sobre o mundo pop, PANdlr logo passou para o Twitter, onde viralizou. Tornou-se bordão, principalmente dentro do meio LGBT e entre seus simpatizantes, sendo rapidamente incorporado ao vocabulário desses usuários, tanto dentro como fora da rede.

 

De acordo com o Google Trends, o meme atingiu seu auge no mês de abril desse ano, quando foi registrado o maior número de pesquisas sobre o termo até então.

 

Gênero

O meme é considerado um “catchphrase”, em que há a repetição da frase usadas em tweets e posts sobre diversas situações do cotidiano. A frase também pode aparecer em GIFs ou até no formato de Image Macro com alguma imagem cômica ao fundo. Em menor escala, também aparece como snowclone, havendo a substituição da palavra “murro” por alguma outra ação.

 

Exemplos Notáveis

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *