Origem

Vitória Santos de Deus é uma cantora e missionária mirim que possui diversos vídeos de pregações evangélicas na internet. Os discursos de Vitória ganharam fama na rede em 2017, quando milhares de compartilhamentos e acessos no Youtube e também no Facebook tornaram um de seus vídeos um grande viral. No vídeo, a pequena missionária discursa (muito indignada) contra a homossexualidade.

 

Depois do primeiro viral, outros vídeos de Vitória também obtiveram um alto número de acessos na internet. Inúmeros comentários e discussões surgiram na rede. Enquanto uns debatiam a seriedade de uma criança proferindo discursos altamente homofóbicos, outros faziam memes descontraídos com as falas da pequena missionária, estes que seriam utilizados e compartilhados, principalmente por membros da comunidade LGBT.

 

Gêneros e Formatos

Os memes de Vitória assumiram diversos formatos na rede. Os mais compartilhados foram vídeos de paródias e trechos de vídeos originais, images macro –utilizando fotos da menina e legendas de frases ditas por ela-, gifs e catch phrases, isto é, bordões criados a partir dos vídeos. Veja alguns exemplos:

 

 

 

Difusão e Repercussão

Após a viralização dos vídeos, o discurso homofóbico e o linguajar da menina não condizente com sua idade, entre outras questões, foram muito discutidas e reprovadas na rede.  Uma menina conhecida como “Mini Diva” chegou a gravar um vídeo resposta para a pequena missionária.

 

Após a viralização de seus vídeos e toda a polêmica resultante, a pequena missionária foi abordada nas ruas para gravar um vídeo explicativo. No vídeo, a missionária Vitória de Deus muda seu posicionamento e afirma que não é contra a comunidade LGBT, apenas não gosta daqueles que fazem comentários maldosos sobre sua religião. Um discurso BEM diferente daquele dito no vídeo viral, não?

 

Exemplos Notáveis

Isabela Marilac
0 publicações
0 comentários
Nome
Isabela Marilac
About / Bio
Nesse verão Isabela Marilac decidiu fazer algo de diferente: decidiu fazer parte da equipe do #MUSEUdeMEMES. Isabela é graduanda em Estudos de Mídia na UFF e sonha em um dia poder curtir o verão maravilhoso da Europa tomando uns bons drinks em sua piscina. Enquanto esse dia não chega, Isabela foi bolsista de extensão pelo projeto #MUSEUdeMEMES, atuando na área de Social Media. E ainda disseram que ela estava na pior! Se isso é estar na pior, porr*! Que que quer dizer estar bem!

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *