Michelle Obama na posse de Donald Trump

Origem

A posse do presidente norte-americano Donald Trump, na manhã de 20/01/2017, atraiu a atenção do mundo. Mas, ex-primeira dama Michelle Obama e suas expressões de tédio e aversão em alguns momentos da cerimônia, roubaram a cena nas redes sociais. O ponto alto foi a reação de Michelle ao receber o presente dado pela nova primeira dama, Melanie Trump, enquanto ela e Donald eram recebidos na Casa Branca pelo casal Obama – para a transição presidencial.


Difusão e Repercussão

Após a transmissão da cerimônia de posse de Trump, as “caras e bocas” de Michelle Obama viralizaram e se tornaram memes no Twitter e no Facebook. A eleição norte-americana foi bastante disputada e, devido ao sistema de proporcionalidade dos votos na eleição americana, Trump se elegeu com menos votos totais do que Hillary Clinton. Assim, uma quantidade maior de pessoas que não o elegeram puderam se sentir representados pelas expressões de Michelle em relação ao novo presidente.

Até mesmo o presente que Melanie deu para Michelle se tornou o motivo do surgimento de alguns memes nesse contexto. Conforme o Google Trends, “Michelle Obama” teve um pico de interesse a partir da manhã da posse até o fim da noite do mesmo dia. Tal interesseconcentrou-se, majoritariamente, nos EUA; porém também esteve presente em todas as Américas, na Europa Ocidental e alguns países da África e da Ásia.


Gênero & Formatos

As imagens captadas de Michelle Obama, durante a posse de Trump, foram tweetadas individualmente ou reunidas em colagens com frases sobre o descontentamento com o novo presidente (caracterizando, assim, um meme de reação pública à uma questão comum).Em alguns casos mais elaborados, encontramos vídeos e GIFs nos quais o presente de Melanie para Michelle é o que se torna o tema do meme.

Exemplos Notáveis


Watch til the end 😂😂😂😂😂

Posted by Blast Avenue on Sunday, January 22, 2017

 
Mohandas Garoto Cético do Terceiro Mundo
0 publicações
0 comentários
Nome
Mohandas Souza
About / Bio
Iniciado nos mistérios filosóficos, mestre na arte da dúvida, Mohandas Garoto Cético Do Terceiro Mundo despertou de seu sonho dogmático ao conhecer David Depois Do Dentista e seu estranhamento da vida real na internet. Igual a São Tomé, preferiu ver para crer e buscou contato com estudos da cultura digital na graduação em Estudos de Mídia na UFF. Suspeita (sem ter certeza, é óbvio) que os memes são mais do que uma simples brincadeira digital. Ou não.
 
 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *