Origem

“RuPaul’s Drag Race: ligue seus motores e que a melhor mulher vença!” O reality show veiculado desde 2009 na televisão fechada estadunidense é um sucesso na comunidade LGBTQ+ internacional. Nele, drag queens competem pela coroa de estrela drag, uma quantia em dinheiro e prêmios em maquiagem. Toda semana, as participantes enfrentam variados desafios, sejam eles de atuação, humor ou mesmo em criação de looks bafônicos – mas, sem dúvidas, o que não falta aos episódios é barraco, confusão e muito lipsync. As drags tem como objetivo mostrarem o que a apresentadora chama de carisma, singularidade, coragem e talento, características fundamentais para se tornar detentora do título de ‘Próxima Drag Superstar’. Os jurados ajudam nas tomadas de decisões e opinam sobre o desempenho das participantes, mas a palavra final é da holograma RuPaul, onde, no final de cada programa, ela decide quais são as piores da semana e que irão duelar numa batalha emocionante de dublagem! Se você não for boa o suficiente, já sabe: Sashay Away.

O programa está, atualmente (2017), em sua 9ª temporada, contando com um total de +100 queens que já passaram pelo reality. Além de ser algo divertido e com o objetivo de entreter o telespectador, o show traz debates importantes e que devem ser discutidos e refletidos, histórias pouco antes visibilizadas e o empoderamento de uma comunidade marginalizada.

Posso ouvir um amém?

Gramática/Sintaxe

O que não falta nesses 8 anos de programa são memes, desde “Choices” à “Backrolls?!”, passando por todas as catchphrases das participantes. Cada novo episódio é um pack de memes a ser atualizado! Os mais conhecidos são os Image Macros e GIFs, pois, durante o programa, as participantes agregam comentários bastante enriquecedores sobre os acontecimentos, transformando-os em frases que viraram ícones, como “Calm Down Beyoncé” (“Acalme-se Beyoncé”, no bom português), por exemplo.

Alguns são simplesmente do tipo Reaction Faces, não apresentando legendas.

Com o passar das temporadas, os memes ficaram cada vez mais elaborados e criativos, havendo também misturas com memes brasileiros – como novas versão do “Ata”, “eu sou rolezeira”, “sweet dreams”, entre vários outros.

Difusão e Repercussão

Os fãs de “RuPaul’s Drag Race” são muito assíduos e participativos; o que não faltam são grupos e páginas nas redes sociais para discutir teorias, enaltecer suas queens favoritas, falar mal dos looks e das makes, comentar quais foram os melhores lip syncs, criar fanfics e, principalmente, compartilhar os melhores memes.

Com o crescimento do programa, as queens ganharam fama e reconhecimento, sendo convidadas para fazerem shows ao redor do mundo (onde elas apresentam para o público um pouco do seu maior talento: a performance). Muitas das participantes criaram seus canais no YouTube e fazem sucessos com paródias, vlogs, tutorias de maquiagem ou vendendo suas músicas. Algumas são convidadas para posar em revistas e, até mesmo, atuar em comerciais de televisão – como este aí debaixo, onde Manila Luzon, Tammie Brown, Trixie Mattel e Shangela Laquifa fazem uma campanha anti-tabagismo patrocinada pelo governo dos EUA.

Queens contra o tabaco.

Manila Luzon, Shangela LaQuifa Wadley, Tammie Brown e Trixie Mattel estrelam o primeiro comercial governamental com drag queens, com uma mensagem bem importante!

Posted by All RuPaul on Monday, May 2, 2016

Queens contra o tabaco.

Manila Luzon, Shangela LaQuifa Wadley, Tammie Brown e Trixie Mattel estrelam o primeiro comercial governamental com drag queens, com uma mensagem bem importante!

O programa trouxe para a população uma humanização das drags, mostrando suas individualidades e vulnerabilidades de pessoas reais que enfrentam problemas como quaisquer outras. Sem dúvida alguma, “RuPaul’s Drag Race” também agregou visibilidade para a arte drag queen no Brasil (o que pode ser considerado como um ganho e tanto!).

Em 2016, o programa recebeu seu primeiro prêmio na cerimônia do Emmy Awards, na categoria ‘Melhor Apresentador(a) de Reality Show‘. Parabéns, Ru, esse momento é só seu <3

O reality é conhecido, também, por seus convidados especiais, que já teve entre seus nomes Ariana Grande, Michelle Williams, Kesha e Lady Gaga (participação essa que surpreendeu a todos no 1º episódio da 9ª temporada).

O show fez um sucesso tão estrondoso entre os fãs brasileiros que foi confirmado pela própria RuPaul em suas redes sociais que, em breve, teremos uma versão BR da competição! A Endemol comprou os direitos e o programa já está em fase de pré-produção, então preparem suas melhores perucas porque vai ser bateção de cabelo fortíssima.

https://t.co/xFyXbqQr41

Posted by RuPaul on Monday, September 18, 2017

https://t.co/xFyXbqQr41

Publicado por RuPaul em Segunda, 18 de setembro de 2017

 

Exemplos Notáveis

 

Como o programa está no ar a muitos anos alguns memes possuem contextos e histórias por trás, algumas queens tem seus bordões próprios e isso pode parecer sem graça para quem não conhece o programa porém para os fãs tem um humor único e muitas vezes irônico, então como eu digo sempre:

Matheus Bahls
0 publicações
0 comentários
Nome
Matheus Bahls
About / Bio
Calouro de Estudos de Mídia/UFF (ai que tudooo), sou muito letrado e estudioso sim, e se me perguntar o que é Operação Lava Jato eu te respondo que tem que lavar todos os carros do Brasil! Sofrimento pra mim é câncer e maratonar série dramática de madrugada sozinho e no frio, comendo brigadeiro. Meu sonho de princesa é um país melhor, e depois ser roteirista. Cê quer ser Matheus Bahls? Então vai estudar!

2 comentários

  1. Giovanna Dall Alba disse:

    achei maravilhoso! Mas uma sugestão, vcs podiam liberar um pack dos memes “estudados” no final dos artigos, em pastas no Google Drive por exemplo

  2. mostra a pagina dos memes pra sua mina disse:

    eu queria muito ser amiga de vcs todos!!!!!!!!!!!!
    pfvr façam um post sobre o meme do chupe sua mina, tem tantas reinterpretações que eu acho o cumulo não considerar esses tweets um hino

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *