Luane Conselheira

Origem


No dia 8 de Dezembro de 2012, Luane Dias, a Conselheira resolveu postar o primeiro vídeo do seu canal em que ela se identifica como californiana2801. No vídeo, Luane comenta algumas situações desconfortáveis com que ela esbarra pela timeline do seu Facebook. Com isso, Luane constrói uma personagem que dá muitos conselhos comportamentais na vida social cibernética, reclamando principalmente das pessoas que postam toda a sua vida numa rede social.

Com seu jeito carioca da gema,seus óculos espelhados e cabelo preso, a moradora da Cidade Alta, em Cordovil, viralizou seu vídeo no YouTube em alguns poucos meses depois.

Gênero & Formatos

O humor do meme é constituído a partir de diversas catchphrase que Luane se utiliza em seu vídeo para falar das “vacilações que ela vê na internet. A partir dessas frases de efeito, o vídeo passa para um outros formatos de expressão memética. Os dois casos mais recorrentes estão em suas frases copiadas à um image macro no estilo ‘Advice Animals’ e reutilização da frase “Tá escroto, tá ridiculo” e “essa porra virou diário agora?” em redes socias, principalmente no Twitter e no Facebook.

Difusão e Repercussão

Depois da repercussão do vídeo na internet, Luane foi convidada ao programa Esquenta da Tv Globo para uma participação especial. Com toda essa visibilidade do programa dominical e senso irônico da persona criada por Luane, a fórmula deu certo, e desde então ela compõe o elenco fixo do programa.

A partir disso, hoje seu primeiro vídeo do canal conta com mais de 5 milhões de visualizações. Hoje, ela também mantêm um website, Luane fala sobre moda e comportamento, a página no Facebook como Luane Conselheira que,atualmente, conta com mais de 500 mil likes e seu outro no canal youtube que surgiu após sua aparição no programa Esquenta.

Exemplos Notáveis

2 comentários

  1. Eduarda disse:

    Gente, amei!!!! Não sabia da existência do site até minha professora de Mídias Digitais me mostrar e to super fã hehe. Parabéns pelo trabalho de memorizar a zoeira do nosso BR.
    Só erraram na localização da Cidade Alta. É até perto, mas não é em Duque de Caxias não. Fica no bairro de Cordovil.
    Beiju 🙂

  2. Renato Maia disse:

    segundo

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *