Lindomar, o Sub-Zero brasileiro

ORIGEM

Em 30 de julho de 2002, a babá Divina Leite recebeu uma intimação da 4ª Delegacia de Polícia de Goiânia para prestar depoimento a respeito da acusação de tortura dos filhos do casal João Batista Barbosa da Silva e Carla Fernanda Alves dos Santos, com idades de seis meses, 02 e 08 anos. A acusação baseava-se num vídeo gravado pelo pai das crianças, para quem Divina trabalhava, e no qual a babá agredia e torturava os três com socos e tapas.

Ao dirigir-se para prestar o depoimento, Divina passou a ser perseguida por cerca de 30 pessoas que a aguardavam, sendo agredida em seguida, com socos e pontapés. Dentre seus agressores, um especificamente, não identificado, foi flagrado ao proferir-lhe um golpe conhecido como “voadora”. A imagem ganhou as redes, e o jovem foi apelidado de “Lindomar, o Sub-Zero brasileiro”, em referência ao personagem do game “Mortal Kombat”, conhecido pelos consumidores do jogo por sua notória habilidade em artes marciais.

DIFUSÃO E REPERCUSSÃO

Após a viralização da cena na web, na qual o jovem desconhecido agredia Divina, a icônica imagem da voadora atingindo a babá repercutiu de diversas formas no contexto de popularização das redes no Brasil – o Orkut era a referência de rede social à época, no país, e diversas comunidades faziam alusão ao personagem Lindomar, o Sub-Zero brasileiro, destacando-se entre as mais populares uma homônima, e outra curiosamente chamada de “Lindomar with lasers”, onde em uma montagem da cena clássica saíam raios laser dos olhos do personagem, atingindo sua vítima.

A cena transcendeu o Orkut e seu protagonista é recorrente na web até os dias de hoje, quase quinze anos após sua criação. No dia 1º de abril de 2015, popularmente conhecido no Brasil como “o dia da mentira”, a página oficial do game “Mortal Kombat” no Facebook publicou que o personagem Lindomar, o Sub-Zero brasileiro seria incluído no próximo game da franquia. A pegadinha agradou aos fãs e aos usuários da rede, colaborando para fazer perdurar a imagem de Lindomar, o tigre voador, o todo-poderoso, senhor do universo, executor da voadora perfeita.

GÊNEROS E FORMATOS

Inicialmente a cena fora apresentada em videotape, com o frame do golpe sendo capturado e adaptado em diversos formatos, como montagens, GIF’s ou metamemes.

EXEMPLOS NOTÁVEIS

 

Rafael Polêmico
0 publicações
7 comentários
Nome
Rafael Polêmico
About / Bio
Um currículo? Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense, bacharel em Direito com complementação em Empreendedorismo e Inovação, graduando em Arquivologia, voluntário do projeto #MUSEUdeMEMES. Uma cor? Azul. Uma atriz? Fernanda Montenegro. Um cantor? Roberto Carlos. Um exemplo? Jesus Cristo. E Ivete. Vida? Deus. Deus? Vida. Vivi ou Gracy? Belo. Uma frase? Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Um museu? De memes. Esse é Rafael Polêmico.
 
 

7 comentários

  1. bope disse:

    Bando de burguês safado

  2. Érica Torres disse:

    Gente, esse é o melhor projeto de pesquisa da UFF. Parabéns! Sdds Lindomar!

  3. Gio Picheli disse:

    Lindomar, o Sub-Zero brasileiro… Deve sim ocupar com maestria este Museu.
    Lindomar mostra o embriao do que muito tempo depois ia ser chamado Meme… e 100% Tupiniquim.
    Lindomar rompe barreiras por sua originalidade, uma vez que na época a internet era tomada pela onda do “With Lasers”.
    Lindomar é uma figura pop-art num período chamado de pré-memeal pela história memeal moderna.

  4. onaonemeu disse:

    LINNNNNNNN DO MAR
    classicao tambem

  5. Vivi disse:

    RI alto com a descrição.
    Lindomar quase passou despercebido, até hoje.

  6. Bruno disse:

    Faltou dizer que ele foi lembrado no Batman Lego, onde Robin da um chute estilo Lindomar!! rs

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *