Leave Britney Alone

Origem

Após a desastrosa apresentação da cantora Britney Spears no VMA de 2007, o Youtube foi surpreendido pela reação do vloggueiro Chris Crocker, com o vídeo intitulado “Leave Britney Alone” (em português: “Deixem a Britney em Paz”). Gerando sucesso imediato e seguindo com popularidade até maio de 2008, ele foi compartilhado por milhares de pessoas e parodiado ou remixado por muitas outras.

Hoje, Cris Crocker é uma celebridade – já tendo aparecido na mídia várias vezes desde o seu sucesso no Youtube. Ele ainda alimenta seu canal com bastante frequência, embora sua época de auge tenha ocorrido, justamente, no pior momento da carreira de seu maior ídolo (quando fez seu apelo desesperado de fã às críticas que Britney vinha sofrendo).

Gênero & Formatos

Assim como muitos vídeos que se tornaram virais, o meme surgiu quando usuários do Youtube começaram a criar paródias, vídeos-resposta e remixes em cima do original. Na gravação, Chris encontra-se histérico, fazendo um apelo para que a mídia pare de falar sobre a má fase da vida de Britney Spears, contando sua triste história de vida e listando motivos pelos quais ela tem o direito de não ser julgada por ninguém.

Segundo o próprio Chris, seu canal na plataforma foi criado para que ele pudesse aprimorar sua técnica de atuação. No entanto, esse é o único vídeo onde ele não atua (já que afirma que toda aquela emoção é real e que seu amor por Britney é maior do que tudo). Por esses e outros fatores que sua indignação viralizou de forma tão rápida, além de seu choro e gritos histéricos de “LEAVE BRITNEY ALONE!” terem acabado chamando a atenção. Chris não deixou a oportunidade passar e criou sua fama em volta de todo esse sucesso e repercussão de seu vídeo, tornando-se um dos ícones gays do ano.

O monólogo é tão marcante que logo começaram a surgir paródias de pessoas que ou imitavam o texto do ator, ou o adaptavam para exemplos do tipo “Leave Chris Alone” ou “Leave Barack Obama Alone”. Além disso, surgiram remixes de desenhos animados do próprio vídeo e, até mesmo, de um discurso de Hitler com a voz de Chris no lugar.

Difusão e Repercussão

“Leave Britney Alone” ganhou dois milhões de views nas primeiras duas horas após sua publicação. Hoje, Chris Crocker ainda colhe frutos dessa fama repentina. O então aspirante a ator tornou-se uma web celebridade que carrega milhares de fãs, seja no Facebook, Instagram, Youtube, entre outras mídias sociais. Ele se identifica como vlogger, ator, comediante, cantor e compositor de música pop, além de ter atuado de 2012 a 2014 em diversos filmes pornôs.

Muitos afirmam até hoje que Chris usou suas aulas de atuação e o momento propício para finalmente conseguir seu lugar sob os holofotes. Sendo verdade ou não, “leave Chris Crocker alone”!

Exemplos Notáveis

 

 

 

 

 

 

 

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *