Iutubiu – Fala Sônia

Origem

Ah, 2007… O ano de decolagem do nosso tão amado Youtube. Essa rede social magnífica, criada em 2005 e comprada pela Google em 2006, teve em 2007 seus primeiros vídeos virais. E é sobre um deles que falaremos.

Se você é um usuário da internet desde o início dos anos 2000, certamente lembra-se do vídeo de uma moça simpática, chamada Sônia, tentando pronunciar o URL do Youtube (www.youtube.com.br). Para alguns, como esta que vos escreve, esta peça audiovisual pode ser considerada um dos primeiros vídeos vistos na internet, uma porta de entrada para o mundo dos memes que nos esperava num futuro próximo.
Mas afinal, quem é Sônia? De onde veio? Do que se alimenta? Por que tenta, desesperadamente, falar Youtube?

Calma, jovem internauta, na internet não existem dúvidas, apenas preguiça de “dar um Google”. 😉
Sônia trabalhava na área de limpeza de uma empresa e gostava muito de cantar (sua música preferida era My heart will go on , música tema de Titanic), mas Sônia não sabia inglês e, por isso, inventava a letra. Um dia, outro funcionário da empresa resolveu gravar Sônia cantando e, em seguida disse que colocaria o vídeo no Youtube. Ao perceber que Sônia tinha muita dificuldade em falar o nome da rede social, o rapaz continuou com a gravação e foi esse detalhe final que realmente fez sucesso – hoje em dia, nem se sabe como é o vídeo original de Sônia cantando.

 

Difusão E Repercussão

Não demorou muito para Sônia virar uma verdadeira celebridade. No mesmo ano, foi entrevistada no Programa do Ratinho e já estava fazendo uma suposta propaganda do Nescau . No ano seguinte, fez propoganda de uma operadora de celular . Além disso, existem várias tentativas de reproduzir o viral: são gravações de pessoas, em diversos lugares e com diferentes idades, que demonstram dificuldade em pronunciar “www.youtube.com.br”

 

Gêneros e Formatos

O meme possui um formato de vídeo, de duração variada. Na época, muita gente falava “iutubui” propositalmente, de maneira referencial. Hoje em dia, é provável que, se alguém mencionar o termo, outra pessoa reconheça de maneira saudosa ou até mesmo inconsciente. Em 2017 – dez anos depois do vídeo original-, Sônia se gravou falando o URL do Youtube novamente.

 

Exemplos Notáveis

Helana Rolezeira
1 entry
0 comentários
Nome
Helana Sandy
About / Bio
Estudante de Cinema e Audiovisual/UFF, porém decepcionada com a faculdade. Voluntária no projeto #MUSEUdeMEMES, pois não consegue ver seu futuro acadêmico dissociado da #zuera. Helana Rolezeira adora reclamar no Twitter e rir da própria desgraça. O tipo de pessoa que possui uma pasta de memes no celular. Xoxa, capenga, manca, anêmica, frágil e inconsistente. Eaí, vamo fecha?

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *