Isso é muito Black Mirror

Origem

A série britânica “Black Mirror” tem, como tema principal, a nossa relação com a tecnologia. A conexão entre a realidade distópica e as narrativas temperadas com impressionantes reviravoltas agrada o público, que estabelece relações de proximidade entre o seu mundo e aquele representado na história. A narrativa conseguiu atrair alguns fãs aqui no Brasil com duas temporadas de apenas três capítulos cada – a primeira, em 2011 e, a segunda, em 2013. No dia 21 de outubro de 2016 teve início a sua terceira leva de episódios. O termômetro das redes sociais mostrou o aumento da atenção dada pelos internautas à série, pois ela foi presenteada com um novo meme.


Difusão e Repercussão

No dia 8 de novembro de 2016, poucas horas antes da confirmação de Donald Trump como presidente dos EUA, o Twitter da série explorou a sensação dos fãs de que a trama se mistura com a vida real e publicou um tweet informando “este não é um episódio. Isto não é marketing. Isto é a realidade”. Essa impressão comum também foi explorada pelo marketing da Netflix, distribuidora da sequência aqui no Brasil. No dia 16 de novembro de 2016, um tweet da Netflix dizia “Isso é Muito Black Mirror”. Isto pode ter dado algum impulso na propagação do meme.

Porém, ele parece existir, pelo menos, a partir de 13 de novembro, quando pôde-se perceber o interesse por “Isso é muito Black Mirror” figurando no Google Trends. O pico por pesquisas ao termo ficou entre os dias 20 e 26 de novembro. Os primeiros exemplos desse meme que encontramos, no entanto, são do dia 15 de novembro de 2016.


Gênero & Formatos

O meme é uma “Catchphrase”, isto é, uma frase frequentemente repetida tanto online quanto offline. Em alguns casos, ele é seguido por alguma informação, em outros, precede uma imagem, um vídeo ou um GIF.

Gramática/Sintaxe

Os usos do meme variam entre postar o comentário “Isso é tão Black Mirror” acompanhado de uma imagem da série, de um vídeo ou GIF que causem estranhamento. Também foi utilizado para fazer piadas ou ironizar algumas situações.


Personagens Recorrentes

Encontramos, por exemplo, a personagem Mônica e seu meme “Ata”, bem como o Chapolin Colorado em sua versão “Sincera”.

Exemplos Notáveis

 

Mohandas Garoto Cético do Terceiro Mundo
0 publicações
0 comentários
Nome
Mohandas Souza
About / Bio
Iniciado nos mistérios filosóficos, mestre na arte da dúvida, Mohandas Garoto Cético Do Terceiro Mundo despertou de seu sonho dogmático ao conhecer David Depois Do Dentista e seu estranhamento da vida real na internet. Igual a São Tomé, preferiu ver para crer e buscou contato com estudos da cultura digital na graduação em Estudos de Mídia na UFF. Suspeita (sem ter certeza, é óbvio) que os memes são mais do que uma simples brincadeira digital. Ou não.
 
 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *