Image Macro

Origem

O termo “image macro” surgiu no fórum Something Awful em 2004 e se refere ao meme que consiste em uma imagem com uma legenda sobreposta. Sua popularidade decolou, no entanto, no 4chan e ganhou vida própria com os LOLcats em 2006.

Formato

Seu formato mais popular é composto por uma imagem principal e legendas sobrepostas, geralmente escritas em fonte Impact branca, borda preta e letras em maiúsculo. Os textos costumam ser posicionados na parte superior e inferior da imagem.

Gramática/Sintaxe

Não é raro ver legendas no image macro escritas com erros de digitação e concordância. Estes “erros” são propositais no intuito de provocar efeito humorístico. É o caso dos memes LOLcats, que possuem uma linguagem própria, o LOLspeak: recheada de erros para refletir o modo como os gatos se comunicam para além dos miados, uma vez que eles não sabem escrever.

Difusão e repercussão

Esse estilo de meme facilita em muito a livre criação e ressignificação dos memes na internet e, talvez, por isso ele seja um dos mais populares. Sites geradores de memes, como o Meme Generator e Make a Meme, automatizam a criação das image macro, já que com poucos cliques é possível criar um meme com imagem e legenda com fonte Impact, sem a necessidade de um programa de edição como o Photoshop. Obviamente, o termo é muito amplo e também pode transmitir sentimentos ou reações, assim como os emojis. Sem dúvida, os image macro são a forma mais comum de memes que vemos circulando online.

Exemplos notáveis

 

Dandara Bolada
4 publicações
2 comentários
Nome
Dandara Magalhães
About / Bio
Dandara Bolada é mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF e participante ativa do #MUSEUdeMEMES desde sua graduação, onde foi bolsista de extensão do projeto. Como bondosa presidenta dessa nação memética, preocupa-se em pesquisar o universo dos memes e charges políticas (e mantém um olho no golpe e outro no Temer). Soberana e poderosa, a Bolada é rainha o resto nadinha. VLW FLW

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    Primeirão

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *