Hoje eu vou dormir cedo

Origem

Aparentemente em janeiro de 2012, as tirinhas de “Hoje eu vou dormir cedo” já existiam. Em novembro de 2016, em outros formatos, a ideia original do post passa a ser reciclada e a ganhar ainda mais espaço.

Difusão e Repercussão

Em março de 2012, as tirinhas adquirem um grande índice de interesse conforme a análise das buscas pelo título das mesmas no Google Trends – o qual registra sua queda ainda durante o mesmo mês. Em novembro de 2016, o interesse por estes termos ressurge no Trends, elevando ainda mais o índice de buscas por eles até o mês de janeiro de 2017. Neste período, encontramos muitas referências ao meme no Facebook e no Twitter.



Gênero & Formatos

Como foi dito acima, pudemos encontrar registros deste meme em 2012, na forma de tirinhas conhecidas como “Rage Comics” (aquelas estreladas por desenhos “toscos” que retratam expressões determinadas). Posteriormente, no fim de 2016, o meme ressurge no Facebook e no Twitter – agora não mais em formato de tirinhas no estilo”Rage Comics”, mas sim como “Catchphrases”, sempre acompanhadas de prints de tela, GIFs, vídeos ou relatos de atividades realizadas tarde da noite.

Gramática/Sintaxe

O uso do meme consiste em postar “hoje eu vou dormir cedo” e, em seguida, apontar uma hora qualquer da madrugada e, juntamente a isto, postar um print de uma pesquisa qualquer inusitada no Google; ou, ainda, escrever, postar um GIF ou um video nos quais se passa uma ação incomum, engraçada ou indesejada durante a madrugada.

Exemplos Notáveis

 

Mohandas Garoto Cético do Terceiro Mundo
0 publicações
0 comentários
Nome
Mohandas Souza
About / Bio
Iniciado nos mistérios filosóficos, mestre na arte da dúvida, o Garoto Cético Do Terceiro Mundo despertou de seu sonho dogmático ao conhecer David Depois Do Dentista e seu estranhamento da vida real na internet. Igual a São Tomé, preferiu ver para crer e buscou contato com estudos da cultura digital na graduação em Estudos de Mídia na UFF. Suspeita (sem ter certeza, é óbvio) que os memes são mais do que uma simples brincadeira digital. Ou não.
Email
mohandaskos@hotmail.com
 
 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *