Hoje é Dia de Rock, Bebê!

Origem

Na noite do dia 23 de Setembro de 2011, surgiu o meme mais reproduzido da história do festival de música ‘Rock in Rio’: HOJE É DIA DE ROCK, BEBÊ!! A frase saiu de uma pequena entrevista que a atriz global Christiane Torloni fez ao canal de TV Multishow – que faz a cobertura do festival desde a sua quarta edição. O humor do meme se sustenta no fato de que a atriz estava levemente alterada ao soltar a frase e também por conta das atrações da noite (que não eram nada relacionadas ao rock).

Entretanto, engana-se quem pensa que a famigerada frase foi utilizada apenas naquele momento da entrevista. No Programa Encontro com Fátima Bernardes, do dia 29 de Outubro de 2012, a atriz explicou que a frase é, na verdade, o título de um espetáculo teatral, ‘Hoje é Dia de Rock’, sucesso de crítica em 1971 e que foi assistida por Christiane diversas vezes em sua adolescência. A peça conta a história dos cinco filhos de Pedro Fogueteiro, moradores do interior de Minas Gerais e que tentam se encontrar em meio às influências do Rock ‘n Roll. Ela também comentou sobre a repercussão do vídeo entre seus amigos e pela internet: “Levei um susto do tamanho de um bonde. Quando a sua pessoa, humildemente, faz tanto sucesso, você fala: ‘Será que é isso mesmo?’”.

Gênero e Formato

O meme é baseado em um vídeo viralizado na internet e que tem seu humor construído acerca de uma citação que funciona como uma Catch Phrase – elemento muito usado na publicidade e que consiste em uma frase que sofre uma repetição, provocando uma reação no público. Sendo assim, a frase pode ser facilmente reapropriada em hashtags, principalmente no Twitter e no Instagram. Por conta de sua reapropriação, este meme pode ser espontaneamente realocado, ou seja, ter seu sentido distorcido e ressignificado.

Um bom exemplo desta realocação é a associação da frase para referência ao dia mundial do rock, 13 de Julho, e também pela sua relação forjada à Gonçalo Roque – funcionário do SBT, onde HOJE É DIA DE ROQUE, BEBÊ constrói seu humor através da relação homonímia entre as palavras ‘Rock’ e ‘Roque’ no português brasileiro. Além disso, é utilizada também em image macros amadores e gifs, através de sites que tratam sobre música.

rock

Difusão e Repercussão

Depois de mais duas edições do festival ‘Rock in Rio’, a frase continua sendo explorada como forma de promoção do festival e do marketing pessoal da atriz Christiani Torloni. Um bom exemplo disso são as diversas entrevistas que a atriz concedeu a veículos do próprio grupo Globo.

O uso da frase no espetáculo ‘Rock in Rio, The Musical’, em 2014, a reprodução da mesma pela personagem Teresa Cristina (interpretada pela própria Christiane Torloni na novela ‘Fina Estampa’) e a criação da hashtag #TôNoRockBebê (lançada na edição de 2015 do Rock in Rio pelo Gshow) – recente portal de entretenimento do site globo.com – mostram como a citação ainda está fortemente atrelada ao festival e às suas derivações; estamparias, canecas e produtos em geral também foram criados para reproduzir a famigerada sentença.

Nas redes sociais, principalmente no Twitter, as menções são inúmeras. Famosos e anônimos se reapropriam da frase para comentar sobre o festival e divulgar o seu ‘branding’.

E, nessa brincadeira, até a própria dona do bordão se reproduziu:

#christianetorloni #entreattocoral ?

Um vídeo publicado por com amor, thay ? (@heytorloni) em

Através do app para smartphone, Dubsmash, é possível fazer o lipsync (dublagem) do meme e gravar um vídeo com ele (no YouTube existem alguns exemplos desse tipo de vídeo). E durante a edição do 2015, o site Sensacionalista fez uma brincadeira com o meme que já parece estar muito “repetitivo”.

Exemplos Notáveis

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *