Grávida de Taubaté

Origem:

Em janeiro de 2012, uma gravidez bizarra no município paulista de Taubaté ganhou destaque na televisão brasileira. Maria Verônica Vieira, mais conhecida como a Grávida de Taubaté ou Supergrávida, anunciou estar à espera de quadrigêmeos. No entanto, o que mais chamou atenção no caso não foi a gravidez em si, mas o tamanho impressionante de sua barriga.

 

O caso obteve ampla repercussão após participações da Supergrávida em jornais da Rede Bandeirantes e, principalmente, no programa “Hoje em Dia” da Rede Record. Nas entrevistas, Maria Verônica conta que estava no oitavo mês de gestação esperando quatro meninas. Ela e o marido Kleber Vieira disseram ainda que as grandes preocupações da gravidez giravam em torno das finanças e da saúde da gestante, já que a situação era de extremo risco. A Grávida de Taubaté chegou a ser presenteada pelo programa da Record com doações e itens essenciais para bebês, tais como móveis, fraldas e roupinhas. Edu Guedes, um dos apresentadores do Hoje em Dia, chegou a chorar emocionado com a história da grávida. #micão

 

Com o tempo, as pessoas passaram a desconfiar do caso, já que Maria Verônica não deixava ninguém ver ou mesmo tocar sua barriga. Intrigada com a situação, Chris Flores, a então apresentadora do programa Hoje em Dia e o programa jornalístico Domingo Espetacular, também da Record, empenharam-se em investigar e revelar a farsa. Ao entrevistar médico que atendeu Verônica até o quinto mês da gravidez, a equipe de reportagem conseguiu informações de que as imagens da ultrassonografia apresentada pela Supergrávida eram falsas: não pertenciam a ela, mas a uma outra gestante.

 

Após ser desmascarada, Maria Verônica teve que devolver todos os presentes e doações que recebeu e o caso foi parar na justiça. Ela e o marido foram processados pelo Ministério Público por estelionato e pela blogueira Ana Paula Muckenberger, a verdadeira dona das ultrassonografias, por uso indevido de imagem.

 

Gênero e formatos:

O caso virou meme no Twitter e no Facebook e os internautas se apropriaram da expressão “de Taubaté” para utilizar como sinônimo de mentira ou farsa. Em 2016, a Grávida de Taubaté foi inspiração até mesmo de decorações natalinas e seus “trajes típicos” (vestidos longos muito estampados cobrindo uma enorme barriga) apareceram como fantasias carnavalescas em diversas partes do Brasil.

 

Difusão e Repercussão:

Após cinco anos, a história da falsa grávida continua rendendo inúmeros memes e piadas na internet. Em janeiro deste ano, começaram a circular imagens de uma “nova Grávida de Taubaté”, que usava vestidos como os de Maria Verônica e também pedia ajuda financeira. Os brasileiros tiveram um “deja vú” coletivo e começaram a debater se o caso era real ou não, mas no fim tudo não passava de uma brincadeira que a paraibana Sayonara Fideles havia postado em um grupo privado no Facebook e acabou viralizando.

 

Exemplos Notáveis

Isabela Marilac
0 publicações
0 comentários
Nome
Isabela Marilac
About / Bio
Nesse verão Isabela Marilac decidiu fazer algo de diferente: decidiu fazer parte da equipe do #MUSEUdeMEMES. Isabela é graduanda em Estudos de Mídia na UFF e sonha em um dia poder curtir o verão maravilhoso da Europa tomando uns bons drinks em sua piscina. Enquanto esse dia não chega, Isabela foi bolsista de extensão pelo projeto #MUSEUdeMEMES, atuando na área de Social Media. E ainda disseram que ela estava na pior! Se isso é estar na pior, porr*! Que que quer dizer estar bem!
Quin te perguntou?
1 entry
0 comentários
Nome
Quin te perguntou?
About / Bio
Quin é Estudante de Mídia, Neymídia, eles disseram... #Neymusico, 100% Jesus e hidratado. Meu hobby é beber água, “mais vale uma pedra no caminho do que duas nos rins” é o meu lema, o nosso é “ousadia e alegria”.
Ariadne Didico
0 publicações
0 comentários
Nome
Ariadne Didico
About / Bio
Ela ganhou este apelido memetizado do próprio chefe no trabalho por saber aproveitar a vida como o próprio Adriano Imperador. Ari, às vezes Adi, às vezes Ne, mas sempre Ariadne Didico, é gaúcha, gremista e graduanda do curso de Relações Públicas, da UFRGS. Está emprestada para o time de Estudos de Mídia da UFF por pelo menos 1 semestre (mas Deus é top e serão 2) e colabora com o #MUSEUdeMEMES. Se engana quem pensa que a sua vida é somente zoeira, churrasco e litrão barato, também é muito dedicada aos estudos e à pesquisa e dibrar os boletos com um salário de estagiária.
Que Deus perdoe essas pessoas ruins que acham que estudar memes é brincadeira #pas

1 comentários

  1. Emanuela Bezerra disse:

    Amei o artigo gente, vou usar algumas informações daqui para produzir um papper, esse é sem dúvida um dos memes mais contemporâneos, amoooo!
    Obrigada

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *