Gemidão do Zap

Origem

Brasileiros, em sua essência mais pura, adoram ouvir áudios no Whatsapp ou vídeos enriquecedores, sem fones de ouvido, em meio a uma quantidade significativa de pessoas no transporte público, por exemplo, ou ao vivo em um programa de televisão ou até mesmo no Senado. Um mágico ser, desconhecido pela grande massa, proliferou este magnífico áudio que, com o crescer da proliferação, ficou conhecido como “Gemidão do Zap”, no qual um indivíduo inocente vai reproduzir uma mídia áudio ou vídeo, achando que é algo importante e acaba caindo em um gemido retumbante: “HÃÃÃÃN ÕÕÕHH ÕÕÕAHH”. Seu intuito ainda é estudado por pesquisadores, porém, seja ele para simples e singela zoeira do “amigo” naquela reunião de trabalho ou com aquela tia chata que não para de mandar mensagem de bom dia no grupo, a solução para o problema do volume alto do celular em público foi resolvida, pois agora o medo de cair no áudio, sem dúvidas, aumentou a venda de fones de ouvido. A voz por trás do Gemidão é de Alexis Texas uma atriz pornô, o vídeo onde pode escutar o gemido é em um trecho de “Alexis Texas Boxing POV” , que nada mais é do que uma “aula de boxe” que termina em sacanagem rs.

Gênero e formatos

Trata-se de um meme de pegadinha, utilizado com frases e fatos que chamam a atenção do leitor, incentivando-o a abrir a mídia. Nas versões de vídeo, eram reproduzidas, na maioria das vezes, como um lance de futebol: “Nossa, olha esse gol do neymar”, mas, na verdade, era só uma imagem e o gemido de trilha sonora. Já nas formas escritas, está disfarçado em outras línguas, códigos ou desenhos e, ao fazer a tradução, surge o famoso “HÃÃÃÃN ÕÕÕHH ÕÕÕAHH”.

Gramática/Sintaxe

O áudio foi muito divulgado e, a partir dele, foram feitas várias versões. A mais conhecida foi a original, na qual uma mulher gemia, ensandecida. Porém, logo após, foram criadas formas mais criativas e elaboradas do meme, como áudios ou mesmo vídeos, onde se contavam histórias ou tocavam músicas e -no meio- era lançado o gemido bem alto. Com o tempo e a propagação do meme, ele tonou-se tão viral que as pessoas começaram a repassá-lo até mesmo na sua forma escrita: “HÃÃÃÃN ÕÕÕHH ÕÕÕAHH”, exatamente para transmitir o humor de que grande parte das pessoas já passou pela situação constrangedora de cair no gemido (audiovisual).

Difusão e repercussão

O que era uma simples pegadinha para amigos no Whatsapp ganhou uma dimensão não esperada ao começar a ser reproduzida pela mídia televisiva. Um dos primeiros casos aconteceu em 2016, quando Cássio Cunha Lima realizava seu discurso, analisando o processo de impeachment da ex-presidente Dilma. Eis que surge alguém -em pleno senado-, caindo no gemidão ao vivo, em volume alto e nítido, interrompendo a fala do senador. A partir disso, a praga apareceu em todos os cantos possíveis: nas rádios, nos programas de televisão e no altar – isso mesmo, uma noiva caiu no gemido durante o próprio casamento! O “Gemidão do Zap” fez vítimas em todo o país.

Atualmente, o meme passa por uma crise porque os internautas estão fazendo campanhas pedindo seu fim nas redes sociais. Para as pessoas que optam por aderir, existe um filtro para foto de perfil no Facebook, chamado “Eu luto pelo fim do Gemidão do Zap”. Não podemos esperar pelo dia em que “caraca, escuta isso, estou chocado” seja realmente algo chocante, e não um gemido ensurdecedor.

Exemplos Notáveis

Aninha Ourfali
0 publicações
0 comentários
Nome
Aninha Ourfali
About / Bio
Aluna de Estudos de mídia, na UFF, e cansada de explicar o que isso significa. Quando não está viajando para Baleia com duas irmãs e um irmãozinho, Aninha Ourfali colabora para o site #MUSEUDEMEMES. Embora tenha 18 anos, terá cara de 13 por um bom tempo, podendo fingir que todo ano é o Bar Mitzvah para ser presenteada (aceita vaga de estágio como presente). Ela é irada, é 10! Sua família é um show.
Matheus Bahls
0 publicações
0 comentários
Nome
Matheus Bahls
About / Bio
Calouro de Estudos de Mídia/UFF (ai que tudooo), sou muito letrado e estudioso sim, e se me perguntar o que é Operação Lava Jato eu te respondo que tem que lavar todos os carros do Brasil! Sofrimento pra mim é câncer e maratonar série dramática de madrugada sozinho e no frio, comendo brigadeiro. Meu sonho de princesa é um país melhor, e depois ser roteirista. Cê quer ser Matheus Bahls? Então vai estudar!

2 comentários

  1. Essa pegadinha pegou um monte de nego. Eu espero não cair nesse golpe tão cedo. Mas ver até políticos caindo nessa foi um barato. Brasileiro não tem o que inventar. Abraços e parabéns pelo o post.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *