Foto presidencial oficial de Temer

Origem

Em 11 de setembro de 2016, Michel Temer anunciou que não faria um retrato presidencial, pois ver sua foto pendurada lhe dá a impressão de que ele já morreu ou que há um culto à sua imagem e personalidade – algo inadequado para o ambiente democrático. No entanto, na manhã do dia 25 de janeiro de 2017, foi publicada a foto presidencial. Trabalharam no retrato o fotógrafo Orlando Brito e o publicitário Elsinho Mouco, marqueteiro de Michel Temer. Segundo Mouco, Temer pediu uma foto que transparecesse serenidade, equilíbrio e confiança. Questionado sobre a montagem que coloca um céu azul claro e uma bandeira do Brasil atrás de Temer, o publicitário respondeu que são inovações que o retrato de Temer apresenta em relação aos anteriores e que, por isso, a foto é histórica. O problema é que a montagem deixou falhas visíveis, dando margem para o surgimento dos memes do retrato presidencial.

Difusão e Repercussão

No fim da manhã do dia da divulgação do retrato, os memes brotavam aos montes no Twitter e acabavam migrando para o Facebook. No início da tarde, o Palácio do Planalto informou que o retrato era uma versão preliminar e que a versão definitiva ainda não tinha data para ser entregue. Durante este mesmo dia, o fotógrafo Orlando Brito divulgou o retrato em sua versão final.

Gênero & Formatos

A foto, dita preliminar e originalmente divulgada por Elsinho Mouco, viralizou em tweets que zombavam do descuido da referida montagem ou faziam críticas ao governo de Temer, que tem sua legitimidade questionada desde a sua posse. Em seguida, alguns GIFs e diversas edições da foto se espalharam pelo Twitter e Facebook.


Personagens Recorrentes

Nas montagens, encontramos referências a outras estrelas de memes de internet, como a Disaster Girl e o Jesus Restaurado, além de outras “personalidades virtuais”, como o Vingador (personagem diabólico do desenho animado “Caverna do Dragão”) e o ator Nicholas Cage, por exemplo.

Temer GIFs - Find & Share on GIPHY

Exemplos Notáveis


 
Mohandas Garoto Cético do Terceiro Mundo
0 publicações
0 comentários
Nome
Mohandas Souza
About / Bio
Iniciado nos mistérios filosóficos, mestre na arte da dúvida, Mohandas Garoto Cético Do Terceiro Mundo despertou de seu sonho dogmático ao conhecer David Depois Do Dentista e seu estranhamento da vida real na internet. Igual a São Tomé, preferiu ver para crer e buscou contato com estudos da cultura digital na graduação em Estudos de Mídia na UFF. Suspeita (sem ter certeza, é óbvio) que os memes são mais do que uma simples brincadeira digital. Ou não.
 
 

1 comentários

  1. Gabriela Oliveira disse:

    Como esquecer que o PT disponibilizou fotos deles especialmente para as pessoas fazetem memes? Hahahaha

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *