Origem

O filme “Shrek Para Sempre: O Capítulo Final”, o quarto da já clássica animação da DreamWorks, foi lançado em maio de 2010 e logo se tornou recorde de bilheteria – tendo sido anunciado como o último filme a retratar a vida do ogro e de seus outros emblemáticos personagens.
Recentemente, uma cena específica da animação acabou ganhando muita evidência. Trata-se do momento em que Shrek, enquanto tenta colocar ordem na festa de aniversário de seus filhos, é constantemente interpelado por Calçola, um menino de semblante enfezado, de pirulito na mão, que pede para que ele faça o seu famoso urro de ogro. Shrek, ocupado com diversos outros afazeres, se recusa, mas o menino continua insistindo, repetindo várias vezes a famosa frase “faz o urro”, e é logo acompanhado por todos os outros convidados da festa. Esta cena possui uma forte carga de humor, especialmente através da figura do garoto (que possui uma voz surpreendentemente grave para uma criança), a própria insistência da frase “faz o urro” e diversas outras situações que se desenrolam todas ao mesmo tempo. Assim, no dia 8 de março de 2011, o usuário Renato Araújo postou a cena no YouTube com o título de “Faz o urro”.
Mas, somente agora, em 2016, cinco anos depois da postagem do referido vídeo e seis após o lançamento do filme, é que a cena se popularizou e deu origem a um meme. No dia 3 de outubro, foi criada no Facebook uma página chamada “Jureg” (em referência ao nome do personagem principal do filme), a maior fonte do meme, e que se popularizou, definitivamente, no final deste mesmo mês.

Gênero & Formatos

O meme é muito diversificado e se encaixa em muitos gêneros. Alguns tipos recorrentes são vídeos de paródia, em que a fala do menino quando ele diz “faz o urro” é inserida em outras situações e a ocorrência de “metamemes”. No entanto, a forma mais utilizada do meme é a de “image macro”, na maioria das vezes trazendo montagens com a figura do garoto ou com o próprio Shrek e alguma legenda sobreposta em fonte branca (embora variando o tamanho e o formato).

Gramática/Sintaxe

O humor do meme é construído a partir de uma brincadeira com as palavras e imagens. Geralmente, parte-se de alguma palavra ou nome e se insere nela o termo “urro”. A imagem sempre traz uma foto que se relacione com a legenda, incluindo nela ou o rosto de Calçola, ou de Shrek. Um exemplo é uma foto do cantor Roberto Carlos, em que seu rosto está substituído pelo rosto de Calçola, e na qual está escrito “Urroberto Carlos”. O mesmo se dá com uma foto da animação “O Rei Leão” com o rosto do ogro de pele verde, escrito “Urrei Leão”.
Outra forma recorrente de construção de humor nesse meme é a substituição da palavra “urro” por uma outra qualquer. Um exemplo é uma foto de um pastor da Igreja Evangélica com o rosto de Calçola, com a legenda “faz o culto”, ou uma foto de Donaldo Trump com o título “faz o muro”.

Difusão e Repercussão

O meme circulou basicamente pelo Facebook, e obteve algumas citações no Twitter. Hoje (novembro de 2016), a página “Jureg” possui mais de 500.000 curtidas, e o vídeo original do YouTube, publicado inicialmente em 2011, já conta com mais de 2 milhões de visualizações. No Twitter, páginas chamadas “Jureg” também foram criadas, mas publicam conteúdos de humor em geral, quase nunca o meme em questão.
A popularização de seu personagem chamou a atenção do dublador de Calçola, Airam Pinheiro, que gravou um vídeo especialmente para a página “Jureg”, mostrando-se surpreso com a repentina repercussão da cena e, claro, reproduzindo a famosa deixa de seu personagem. Depois, ele ainda fez uma transmissão ao vivo pela página, respondendo às perguntas dos internautas e falando sobre sua experiência de ter dublado o filme. Ele contou que quando foi chamado para dublar uma criança, preparou uma voz fina e infantil, mas a diretora explicou que na versão original quem dublou o menino foi o diretor do filme, e que ele havia feito uma voz grave, para deixar a cena mais engraçada. Assim, o Calçola brasileiro também ganhou uma voz mais grave para pedir que Shrek fizesse o urro e, por causa disso, acabou se tornando um meme, além de um dos personagens mais lembrados do filme – embora só apareça em uma cena.

Exemplos Notáveis

 

Tito Belo Gil
0 publicações
0 comentários
Nome
Tito
About / Bio
Tito Belo Gil é calouro de Estudos de Mídia e voluntário do #MUSEUdeMEMES. Antes de ir para a faculdade, ele escova os dentes com pó de cúrcuma e no intervalo gosta de lanchar raiz de broto de alfafa-braba, sempre acompanhada de areia com pedaços de borracha. Tito também acredita que você pode estar substituindo sua felicidade por muito estudo e alimentação saudável.
 
 

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *