Eu Sou Um Gado do Bolsonaro

Origem

O meme se originou nas redes sociais como uma forma de ironizar atitudes em defesa do atual presidente da república, Jair Bolsonaro, tomada por seus apoiadores. Apesar da expressão “gado” ter sido utilizada para se referir aos eleitores do então candidato Jair Bolsonaro em 2018, ano das eleições, o termo ganhou mais força após a sua posse e tomada de atitudes polêmicas do presidente e de membros do seu partido, principalmente os seus familiares.
 
A expressão tem uma origem de dois eventos distintos. O primeiro sendo o meme conhecido como “Gado D+”, e suas variações, utilizado geralmente para se referir a homens que, devido a interesse romântico, seguem uma mulher para qualquer lugar que ela queira, de maneira semelhante ao gado guiado. Além disso, o resto da expressão contida no meme também possui uma origem diferente, sendo uma alteração da frase “Eu sou um robô do Bolsonaro”, falado por seus apoiadores em um vídeo que tentava satirizar a acusação de o presidente e seus partidários, utilizarem de robôs para fazerem ataques virtuais a seus opositores e críticos.
 
Portanto, o meme “EuSouUmGadodoBolsonaro” faz referência aos defensores do presidente Jair Bolsonaro, ao compara-los com gado, sempre o seguindo e o defendendo não importa as atitudes tomadas pelo mesmo.

 

Difusão e Repercussão

No Twitter, a utilização ocorre na forma de hashtag. Já no Facebook, o meme aparece em grande parte dentro da caixa de comentários de sites de notícias, em postagens que fazem referência ao presidente.
Segundo o Google Trends, o meme tem seu inicio de pesquisa na primeira semana do ano de 2018, porém nunca se mantendo constante, tendo sendo sempre altos e baixos. Se destacam datas como as eleições ainda em 2018, entretanto seu pico se encontra no dia 30 de junho de 2019, dia em que ocorreram manifestações à favor do governo.

 

Gênero e Formatos

O meme é utilizado no formato de image macro, ou seja, quando é composto por uma imagem principal e legendas sobrepostas, geralmente escritas em fonte Impact branca, borda preta e letras em maiúsculo. Quanto ao seu gênero, devido a criticar uma figura política e aqueles ao seu redor pode ser considerada discussão pública.

 

Gramática e Sintaxe

O uso do meme se deu principalmente como resposta a defensores do presidente, comparado os a palavra gado. O termo também foi usado em comparação com a novela da globo, “O Rei do Gado”.

 

Personagens Recorrentes

O principal personagem desse meme é o atual presidente da república, Jair Bolsonaro, geralmente retratado ao lado de animais bovinos.

 

Exemplos Notáveis

 

 
victor
0 publicações
0 comentários
 
 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *