Esquilo Dramático (Dramatic Chipmunk / Dramatic Prairie Dog)

O meme Dramatic Chipmunk foi originalmente criado a partir de um vídeo de cinco segundos que apresenta um cão-da-pradaria em uma cena em que o animal meneia a cabeça. Segundo o site “Know You Meme” o vídeo foi tirado de um programa japonês chamado “Hello! Morning”. O upload do trecho original do vídeo foi realizado no YouTube em 6 de junho de 2007 e intitulado “Dramatic look”, ao som do tema do filme “O Jovem Frankenstein”, de 1974. Em 19 de Junho de 2007 o vídeo foi replicado por outro usuário.

A enciclopédia virtual de memes também diz que, a partir do dia 20 de junho, o vídeo foi espalhado por blogs, e, a partir daí, surgiram incontáveis reapropriações. Em maio de 2011, o primeiro vídeo tinha mais de 30 milhões de visualizações e o segundo 29 milhões.

Não há, sabe-se, uma fórmula perfeita para que algo se torne um meme de internet, mas podemos perceber algumas características que possibilitaram a repercussão tanto do Esquilo Dramático, como de alguns outros memes do YouTube. Uma delas, talvez a principal, é a descontextualização de alguns frames do vídeo original, que conferem ao “olhar” do esquilo um tom dramático. Outra, é a trilha sonora, sem a qual o viral perde em muito sua atratividade. E, ainda, a curta duração do vídeo editado facilita o compartilhamento de humor.

Fato é que o Esquilo Dramático recebeu diversas homenagens, entre remixes, GIFs e reapropriações pela rede; um dos mais conhecidos é o “Dramatic Chipmunk Star Wars”.

* Trabalho apresentado na disciplina “Redes colaborativas e produção cultural” (2013.1) por alunos do curso de Estudos de Mídia.

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *