Esmagares a minha rata

ORIGEM

Durante o ano de 2016, um anúncio veiculado ao público brasileiro de sites adultos alcançou considerável repercussão na web brasileira ao usar o português lusitano na transmissão de sua mensagem. Ainda que utilizem o mesmo idioma, consideráveis diferenças entre a língua falada no Brasil e em Portugal fizeram com que a expressão de duplo sentido “esmagares a minha rata”, divulgada no anúncio e com teor sexualizado no território luso, fosse considerada pitoresca na internet brasileira, transformando o anúncio em memes divertidos e com efeito oposto à sensualidade pretendida por seus idealizadores.

DIFUSÃO E REPERCUSSÃO

A viralização e divulgação do meme se deu através do compartilhamento não só da propaganda original, mas de suas adaptações, via redes sociais e Whats App; uma publicação do BuzzFeed de 22 de setembro de 2016 noticiou o fato, apresentando algumas paródias da imagem original. A expressão “esmagares a minha rata” alcançou notoriedade em decorrência da divulgação do anúncio e de suas variáveis nas redes.

GÊNEROS E FORMATOS

Os memes são montagens e paródias baseadas no anúncio onde uma bela mulher de meia-idade apresenta-se como viúva, solicitando alguém – um potencial consumidor de pornografia – capaz de “esmagar sua rata” (expressão de duplo sentido e conotação sexual, fazendo uso da linguagem lusitana) e/ou apresentando outros protagonistas na peça publicitária, em lugar da modelo inicialmente divulgada, utilizando-se de catchphrases e exploitables (apropriação de frases e sua respectiva modificação, parodiando a versão original).

EXEMPLOS NOTÁVEIS

 

Rafael Polêmico
0 publicações
7 comentários
Nome
Rafael Polêmico
About / Bio
Um currículo? Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense, bacharel em Direito com complementação em Empreendedorismo e Inovação, graduando em Arquivologia, voluntário do projeto #MUSEUdeMEMES. Uma cor? Azul. Uma atriz? Fernanda Montenegro. Um cantor? Roberto Carlos. Um exemplo? Jesus Cristo. E Ivete. Vida? Deus. Deus? Vida. Vivi ou Gracy? Belo. Uma frase? Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Um museu? De memes. Esse é Rafael Polêmico.
 
 

2 comentários

  1. caio disse:

    Priemiro twit com os termos “esmagares” e “rata” é https://twitter.com/hujunisei/status/699776364841472000 de 17/02/2016.
    Então o tweet https://twitter.com/_DANIELs/status/700662753850056704 teve quase 1000 RTs, de 19/02/2016.

    Acho que são infos relevantes.

  2. Q disse:

    Na verdade tudo que esta postado no buzzfeed Brasil, veio de um grupo chamado LDRV a anos que os moderadores do buzzfeed copiam tudo que aparece e faz sucesso no ldrv pra postar no site deles.
    Assim que alguma publicação la fã sucesso 30min depois vai estar sendo postada no buzzfeed
    LDRV é a verdadeira fabrica de memes

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *