Diferentona

Origem

No dia 29 de novembro de 2015, a usuária do Twitter @nicesthing resolveu postar sobre pessoas que achavam que eram as únicas a fazer certas coisas e que acabavam se gabando sobre isso nas redes:

O que ela não esperava é que sua postagem viralizasse e fosse precursora do meme “Diferentona”

Gênero & Formatos

A categoria do meme é um hibrido entre “catchphrase” (“só eu que…?”) e “exploitable”. A definição de “exploitable” diz que um meme dessa característica é uma imagem que é facilmente “explorada”, editada – é uma imagem que praticamente pede para ser alterada.

O meme da “Diferentona” pede para que as pessoas o completem, o explorem, com diferentes ações e adjetivos. Nesse sentido, ele possui características suficientes de um “exploitable”.

Gramática/Sintaxe

O meme se dá na ação que os internautas fazem ao completar a frase “será que eu sou a única pessoa que…” com alguma ação que eles julguem não ser tão incomum assim e, logo em seguida, listam adjetivos que passam a ideia de singularidade e exclusividade, geralmente relacionados à ação citada na primeira frase.

Difusão e Repercussão

Há vários perfis no facebook e twitter com foco no “diferentona”, mas alguns se destacam. o do twitter apesar do fato de ter sido criado apenas em 4 de janeiro de 2016, mais de um mês depois do tweet original, possui milhares de seguidores

Também é interessante citar os perfis Diferentona Indelicada e Diferentona Gospel, que atribuem certas características aos memes produzidos. Apesar de haver várias páginas com o mesmo tema, é notável que todas utilizam a figura de alguma mulher de pinturas clássicas.

Pelo fato de ter sido um meme que teve bastante repercussão em pouco tempo, redes sociais de empresas começaram a utilizá-lo. Em vez de ser a confirmação do sucesso do meme, essa apropriação acabou se tornando o que “mataria” o meme, de acordo com um post do Buzzfeed. Além de postagens com o sentido invertido se comparado à proposta original, há exemplos de usos bastante forçados,

Exemplos Notáveis

 

Caio Está Desmaiado
0 publicações
0 comentários
Nome
Caio Melo
About / Bio
Aluno da graduação em Estudos de Mídia/UFF e voluntário do projeto #MUSEUdeMEMES, Caio Está Desmaiado. E desde então nós tentamos acordar ele para poder conhecer o menino melhor. AFF!
 
 

4 comentários

  1. Camilla Nunes disse:

    Caio, acorde! Só quero dizer que seu trabalho é a melhor coisa pra essa internet efêmera! Parabéns!

  2. edu disse:

    Que trabalho massa. Parabéns.

  3. KAKA disse:

    SOU SUA FÃ PRA SEMPRE EMBORA NUNCA MAIS VA CONSEGUIR UM EMPREGO POIS SO FICAREI NESSE SITE BJS

  4. Renato Maia disse:

    não foi desta vez…

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *