Origem

Em maio de 2008, no estado norte-americano da Flórida, o Sr. David DeVore levou seu filho mais velho, David DeVore Jr., ao dentista para um procedimento cirúrgico. A anestesia causou efeitos colaterais no menino. O Sr. DeVore filmou as reações de seu filho para mostrar à sua esposa, Tessie, que estava no trabalho.

No vídeo, de quase dois minutos, o menino de 7 anos de idade apresenta variação de humor, certa falta de coordenação motora, desorientação mental e alucinações. David estranha as sensações causadas pela anestesia e põe algumas questões: “Essa é a vida real?”, “Por que isto está acontecendo comigo?” e “Isto vai durar pra sempre?”, enquanto que seu pai tenta distraí-lo, protegê-lo e acalmá-lo.

Sr. DeVore não possuía contas em redes sociais. Somente em 30 de janeiro de 2009 postou o vídeo em sua recém-aberta conta no YouTube, com o intuito de mostrar a alguns amigos. Por possuir pouco conhecimento desta nova ferramenta, o vídeo foi postado com o status de “público” ao invés de “privado”. Em sua descrição, o Sr. DeVore elogia seu filho: “sempre inteligente e pertinente sobre vários assuntos, não é surpresa tal reação filosófica em relação aos efeitos da medicação”.

O que o pai de David não esperava era a repercussão que o vídeo teria. O upload do registro foi feito numa noite de sexta. No domingo, já possuía 10.000 visualizações. Na quarta seguinte,contava com mais de 4 milhões de visualizações.

Gênero & Formatos

Inicialmente, o vídeo tornou-se um viral, isto é, um artefato midiático compartilhado em larga escala na internet. Mas a cultura colaborativa que prevalece no ambiente virtual não se limitou a reproduzir o vídeo original. Logo vieram os memes e os vídeos remixando o conteúdo original e também parodiando o acontecimento com o menino David.

Difusão e Repercussão

O viral “David Depois do Dentista” suscitou a aparição de David e sua família em variados programas de TV, webséries, jornais e revistas. O Sr. DeVore pôde abandonar o mercado imobiliário em crise e trabalhar com o gerenciamento dos proventos financeiros da fama de seu filho. Conforme os registros do Google Trends, fevereiro de 2009 foi o momento de maior acesso do vídeo.

Em fevereiro de 2010, a voz de David falando “esta é a vida real?” foi usada por um ator em um comercial do Super Bowl com a participação da cantora Beyoncé e outros virais e memes da internet.

Muitas pessoas fizeram suas próprias filmagens de familiares sobre o efeito da anestesia após o dentista. Em 17 de janeiro de 2014, o próprio pai de David foi filmado por sua esposa enquanto estava desorientado por causa da medicação que precisou tomar para fazer um procedimento em sua coluna.

O personagem Chad Vader, uma reapropriação de Darth Vader – da não menos imitada série “Star Wars” -, também difundiu sua versão de “David Depois do Dentista”. ( https://www.youtube.com/watch?v=sGTAnXqn9Jc ). Esta parece ser a segunda reapropriação mais visualizada.

Em 2011, o canal do KnowYourMeme no Youtube realizou uma espécie de meta-meme, ao apresentar e discutir a difusão do vídeo de David.

Exemplos Notáveis

Confused GIFs - Find & Share on GIPHY

Mohandas Garoto Cético do Terceiro Mundo
0 publicações
0 comentários
Nome
Mohandas Souza
About / Bio
Iniciado nos mistérios filosóficos, mestre na arte da dúvida, Mohandas Garoto Cético Do Terceiro Mundo despertou de seu sonho dogmático ao conhecer David Depois Do Dentista e seu estranhamento da vida real na internet. Igual a São Tomé, preferiu ver para crer e buscou contato com estudos da cultura digital na graduação em Estudos de Mídia na UFF. Suspeita (sem ter certeza, é óbvio) que os memes são mais do que uma simples brincadeira digital. Ou não.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *