Origem

Darude – Sandstorm é um meme de resposta usado quando alguma pessoa pergunta pelo nome de uma música em particular, presente em algum vídeo ou em algum trecho de um vídeo.

 

A resposta não se importa com a verdadeira música perguntada: a ideia do meme é apenas brincar e zoar com os outros usuários, fazendo com que esses busquem por uma musica que não tem a ver com a que foi originalmente perguntada. A música ao qual o meme se refere é “Darude”, uma famosa composição de eletrônica/trance do ano de 1999 do DJ Ville Virtanen. Normalmente esse meme é presente nos comentários de vlogs e live streams do YouTube e do Twitch.

 

A criação e expansão do meme surgiu justamente nesses vídeos de stream do YouTube, muito depois do sucesso internacional alcançado pela música após o ano de 1999. Apesar de já ter sido utilizada em filmes, programas de TV e em eventos esportivos, acredita-se que foi apenas em 2007, ao ser tocada como música de fundo de um gameplay do jogo Call Of Duty 4: Modern Warfare pelo youtuber GameStream, que tenha surgido o motivo para o meme.

 

Apesar de não ter sido o primeiro gameplay a ter utilizado essa música como plano de fundo, foi esse vídeo o primeiro a ganhar milhões de visualizações. Ele foi o grande responsável por chamar a atenção dos usuários a perguntar qual era aquela música e ter como resposta aquela que seria depois dali replicada massivamente pela internet: “Darude – Sandstorm”.

 

Gênero & Formatos

O meme pode ser classificado como um viral de resposta presente em comentários. As respostas com essa música têm puramente a função de “trollar” pessoas comuns que simplesmente querem descobrir o nome de uma música qualquer ou título de algum filme ou série por meio dos comentários. Este meme é utilizando principalmente quando alguém descreve o som da música que deseja descobrir o título, por exemplo: “Qual é música que toca assim: Ah-ah, ah! Ah-ah, ah!”.

 

Difusão e Repercussão

É notável o tamanho da repercussão que o meme recebeu. Em 2014 a pesquisa por ” Darude – Sandstorm ” recebeu a definição de ”o nome para toda a música que existe” do Urban Dictionary, famoso dicionário popular da língua inglesa. Outra citação, dessa vez do YouTube, brincou também com o meme no Dia da Mentira de 2015.

 

O site incluiu um botão em todos os seus vídeos que proporcionava aos usuários tocar “Sandstorm” sobre todo e qualquer vídeo que estava sendo assistido. Isso causou ainda mais um efeito em cadeia, que foi de pessoas postando vídeos apertando o botão, sobre o vídeo de outras pessoas apertando o botão, o chamado “Sandception”. Além dessa brincadeira o YouTube também respondeu a todas as pesquisas de vídeo no site com a resposta “Você quis dizer: Darude – Sandstorm por Darude?” durante todo aquele dia.

 

Apesar da inicial difusão do meme ser entre os gamers, principalmente entre os falantes do inglês e  ter no aspecto geográfico uma concentração na Austrália (como aponta o Google Trends), o meme foi expandido e possibilitou a quebra dessas barreiras linguísticas e geográficas, sendo conhecido mundialmente e ainda é bastante utilizado.

 

Exemplos Notáveis

 

Percebe cavalo a Petulancia do Raphael
0 publicações
0 comentários
Nome
Raphael Monte Mór
About / Bio
Acostumado aos cavalos da roça, o Petulante Raphael veio se aventurar com os animais da internetê e os gênios da criatividade. Amante da sétima e das outras artes, de ambiente de música, da maromba crossfiteira, e ajudando o país tanto quanto os dançarinos do impeachment, é voluntário do projeto #MUSEUdeMEMES e aluno de graduação, em Estudos de Mídia, na UFF.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *