Dado Dolabella Feminista

Origem

Dado Dolabella não é exatamente conhecido por apoiar causas progressistas ou por manter relacionamentos sadios com suas parceiras. O ator já foi acusado de violência contra três ex-namoradas: Luana Piovani, Eliza Joenck e Viviane Sarahyba.

No dia 30 de agosto de 2015, Renata Penna publicou em sua página do Facebook um post criticando a incoerência de ações sociais de algumas empresas, como a Coca-Cola, que estava organizando um evento sobre vida saudável, na qual o usuário escreveu: “qual vai ser a próxima? Dado Dolabella falando sobre prevenção à violência contra a mulher?”

Mas Dado resolveu se defender e deixou comentários no post, criticando uma suposta hipocrisia em se criticar a violência contra a mulher, mas não falar “da agressão contra o homem” ou contra os animais e, seguindo o desenvolvimento de seu argumento, defendeu o vegetarianismo e o parto humanizado.

Em determinado momento, quando questionado por outra internauta, ele lançou a pergunta: “Mais feminista do que eu?”.

Este último comentário foi o que mais repercutiu e deu origem a diversos memes.

Gênero & Formatos

O comentário fez com que muitos internautas tentassem responder à pergunta do ator, elencando coisas que são realmente mais feministas do que ele. Além de muitos tweets que buscavam uma resposta para a pergunta enigmática, foi criado o Tumblr “Coisas Mais Feministas Que O Dado Dolabella”, com memes amadores – que traziam imagens simples e legendas que as compunham.

Gramática/Sintaxe

As postagens da página buscam, basicamente, dar possíveis respostas à pergunta de Dolabella. Mas, tratando-se de um homem que afirmou que comer carne é pior do que agredir uma mulher e chamou sua ex-esposa, Luana Piovani, de “suja”, o leque de possibilidades é muito amplo.

Por isso, entre as “coisas mais feministas que o Dado Dolabella” encontram-se, por exemplo, um caramujo ou um simples pudim.

As postagens trazem apenas fotos desses objetos e legendas curtas que os expliquem. Mas, além dos posts voltados ao humor, o Tumblr também elenca mulheres que fizeram parte da luta feminista, como Maria da Penha e que são, de longe, mais feministas que o ator.

Difusão e Repercussão

Os memes, assim como os comentários de Dado, viralizaram quase que instantaneamente e se tornaram o assunto mais comentado na Internet pelos dias seguintes, tendo sido pauta de diversos portais online. O Tumblr “Coisas Mais Feministas Que O Dado Dolabella” foi bastante compartilhado e ganhou muita visibilidade.

Alguns meses mais tarde, em novembro, Dolabella voltou a ser assunto por causa de mais um comentário em redes sociais. Dessa vez, questionado sobre seu posicionamento, ele explicou a diferença entre ser feminista e o que ele chamou de “mulherista”: No meu ponto de vista… Mulherista defende direito de mulheres . Feministas defendem fêmeas, de TODA AS ESPÉCIES”.

Exemplos Notáveis

 

Tito Belo Gil
0 publicações
0 comentários
Nome
Tito
About / Bio
Tito é calouro de Estudos de Mídia e voluntário do #MUSEUdeMEMES. Antes de ir para a faculdade, ele escova os dentes com pó de cúrcuma e no intervalo gosta de lanchar raiz de broto de alfafa-braba, sempre acompanhada de areia com pedaços de borracha. Tito também acredita que você pode estar substituindo sua felicidade por muito estudo e alimentação saudável.
titobelogil@museudememes.com.br
Email
titobelogil@museudememes.com.br
 
 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *