Cristiano Ronaldo e filho

Origem

Cristiano Ronaldo, pela sua qualidade vitoriosa dentro de campo, aliada à sua personalidade marcante, é um dos mais conhecidos jogadores de futebol do mundo. Foi justamente por culpa da sua personalidade que seu jeito egocêntrico virou meme no período de realização da Copa do Mundo de 2018, ao lado de fotos com seu filho Cristiano Ronaldo Júnior.

 

A partir de uma foto em que o atleta aparece malhando as pernas, enquanto o filho mais velho carrega a irmã bebê mais nova no colo, o rosto cabisbaixo da criança e a fama de vaidoso do jogador ajudaram a formular a ideia proposta na legenda. Ideia esta que foi rapidamente se espalhando em versões diferentes com outras fotos do jogador com o filho, pelo Twitter, e, posteriormente, por toda internet.

 

Ao contrário do que os brasileiros achavam nos dias de alta repercussão do meme, a ideia não surgiu de um tweet brasileiro e sim de um tweet em espanhol de dezembro de 2017.

 

Gênero & Formatos

O meme consiste em uma foto que ilustra uma simulação de conversa entre o pai Cristiano Ronaldo e seu filho, feita por meio da legenda da foto em questão. As falas do pai são sempre relacionadas ao egocentrismo ou amor próprio de Cristiano por sua aparência e suas conquistas como jogador, sem ter o tom de crítica diretamente ou de denúncia ao tratamento dado ao filho, e sim de brincar com a exaltação e preocupação do corpo lembrada a figura de Cristiano Ronaldo. Com a presença de algumas catchphrases como “clear men” (referência a propaganda de cosmético feita pelo atleta), “foto com o craque” e as principais “sou lindo” e “tenho fome, pai” a que muitos relacionam como até o nome desse meme. Já as falas do filho seriam sempre direcionadas a expressão facial de Cristiano Júnior nas fotos escolhidas serem melancólicas, tristes ou de uma situação de busca por atenção do pai.

 

Difusão e Repercussão

A postagem feita no dia 18 de junho de 2018 espalhou o formato de conversa entre pai e filho, tendo uma repercussão maior no período entre o dia 25 e o dia 27, com uma queda nos dias 28 e 29 (talvez causada pelo uso excessivo do meme nos dia anteriores) e um crescimento ainda maior no dia 30 (por efeito da eliminação de Portugal, seleção de Cristiano Ronaldo) como aponta o Google Trends.

 

A brincadeira se espalhou pelo Facebook, com páginas feitas especificamente para esse meme, que juntavam compilações das versões feitas no Twitter. Ainda apesar de ter sua difusão expressivamente por fãs brasileiros, o meme teve um alcance a muitos dos países falantes da língua portuguesa, com destaque a Portugal país de origem do jogador.

 

O meme até fugiu do seu formato original centrado a figura do jogador e de seu filho para outras relações de pai e filho, como a do também jogador Neymar e seu filho Davi Lucca, ou do narrador Galvão Bueno e seu filho, do personagem Ross da série “Friends” com seu filho, e passando por entre outros mais exemplos de pais da ficção.

 

Exemplos Notáveis

 

Percebe cavalo a Petulancia do Raphael
0 publicações
0 comentários
Nome
Raphael Monte Mór
About / Bio
Acostumado aos cavalos da roça, o Petulante Raphael veio se aventurar com os animais da internetê e os gênios da criatividade. Amante da sétima e das outras artes, de ambiente de música, da maromba crossfiteira, e ajudando o país tanto quanto os dançarinos do impeachment, é voluntário do projeto #MUSEUdeMEMES e aluno de graduação, em Estudos de Mídia, na UFF.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *