Origem

A Copa do Mundo é a maior competição do futebol e um dos maiores eventos esportivos do planeta. A cada quatro anos, temos o prazer de assistir e torcer nesse grande “pão e circo”, que mexe com os sentimentos de bilhões de pessoas ao redor do mundo. O Brasil é o grande campeão da competição com cinco títulos e era o favorito para vencer a Copa de 2018, mas infelizmente, o projeto do hexa foi adiado mais uma vez. Perdemos a Copa da Rússia, porém não foi por falta de bom humor: ganhamos os melhores memes da competição.

 

Tite caindo após comemorar o gol do Brasil, Neymar simulando o tempo todo, o canarinho pistola, Alisson estourando a bola, a eliminação da Alemanha e Ronaldinho Gaúcho batucando na cerimônia de encerramento são alguns dos momentos marcantes da competição que merecem ser eternizados em um museu, e aqui estão.

 

Gêneros e Formatos

Os memes da Copa são variados e não possuem um formato padrão, em geral são recortes específicos dos jogos do torneio. Por exemplo, o meme do Tite caindo, podemos encontrar em diversos formatos, como image macro, gifs, ou até mesmo como vídeos legendados que transmitem uma quebra de expectativa. Na frase “te amo, mas como amigo”, na parte do “te amo”, aparece o Tite correndo e comemorando o gol, já na parte, “mas como amigo” é o momento que o treinador cai.

 

Difusão e Repercussão

De fato, a cada jogo a seleção brasileira fornecia momentos para a população produzir novos memes. Muitas pessoas acompanhavam as partidas só para ver as piadas que surgiam na internet. Os memes viralizavam simultaneamente ao decorrer das partidas e repercutiam em diversas redes sociais até o próximo jogo. Como dizem, “o melhor do Brasil é o brasileiro” e na Copa da Rússia não foi diferente.

 

Exemplos Notáveis

Quin te perguntou?
1 entry
0 comentários
Nome
Quin te perguntou?
About / Bio
Quin é Estudante de Mídia, Neymídia, eles disseram... #Neymusico, 100% Jesus e hidratado. Meu hobby é beber água, “mais vale uma pedra no caminho do que duas nos rins” é o meu lema, o nosso é “ousadia e alegria”.

1 comentários

  1. Richard disse:

    Esse museu é no mínimo genial. Nada mais importante para retratar nossa história, nada melhor para temos um mundl com mais conhecimento.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *