Origem

He-man é um desenho clássico da década de 1980, onde a personagem principal sempre aparecia no final de cada episódio para dar um conselho às crianças sobre a lição que elas aprenderam assistindo à animação.

Porém, em setembro de 2011, He-man deixou de ser apenas o defensor do Castelo de Grayskull e do planeta Etérnia e passou a ser um dos memes mais populares da internet naquele ano. Os “Conselhos do He-man” viraram um meme brasileiro, que nasceu no Twitter e sobrevive até hoje graças, principalmente, à página no Facebook de mesmo nome (que ainda é alimentada com frequência).

Gênero & Formatos

Os conselhos do príncipe, no desenho animado, são sérios e preocupados com a verdade e a segurança; e é dessa tentativa que surge o humor do meme. Nas palavras do próprio herói: “existe uma maioria que acha que isso é um perfil irônico, mas há uma minoria que está sempre vigilante com meus lapsos”.

A principal imagem utilizada nesse meme é uma montagem onde o guerreiro fala diretamente para a câmera (lembrando que ele surgiu da televisão) e, logo após, vira as costas e vai embora em seu jet-ski, seguindo um formato de “exploitable”. Existem outras versões, menos populares, que utilizam outras imagens também recolhidas do desenho original – enquanto em uma o personagem aponta para a câmera, na outra ele simplesmente pisca um olho.

Todas essas imagens sempre trazem um conselho do super herói, que pode ser algo cotidiano, polêmico ou que esteja em pauta em noticiários atuais. He-man já deu seus conselhos, por exemplo, sobre a crise econômica da Europa, agressões a homessexuais, sobre a morte de Steve Jobs, a alta do dólar, entre muitos outros. Esse fator possibilita que a personagem sobreviva, se readaptando a várias situações.

Personagens Recorrentes

Além dos memes onde o próprio He-man aparece, temos também algumas outras personagens frequentes que são parte do universo do desenho animado e que fazem aparições esporádicas na página dos “Conselhos”. O principal vilão da série, Esqueleto, costuma aparecer para prestar conselhos considerados mais maliciosos, tendo como característica o mal humor em suas falas. Já a Rainha Marlena e o Rei Randor, pais do príncipe, surgem em momentos especiais para ilustrar – em forma de meme – sua relação com os filhos.

Difusão e Repercussão

Hoje, apesar do seu momento de glória já ter passado, a página dos “Conselhos do He-man” ainda tem um considerável número de seguidores – principalmente pelo fato de ainda ser constantemente atualizada. Seu Facebook tem quase 800 mil curtidas e, apesar de não estar mais tão em voga nas redes sociais, He-man continua a levar seus conselhos sobre a vida e o mundo às próximas gerações de apreciadores de memes (que poderão sempre dormir com uma nova lição aprendida).

Exemplos Notáveis

 

Dandara Bolada
1 entry
2 comentários
Nome
Dandara Magalhães
About / Bio
Dandara Bolada é mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF e participante ativa do #MUSEUdeMEMES desde sua graduação, onde foi bolsista de extensão do projeto. Soberana e poderosa, a Bolada é rainha o resto nadinha. VLW FLW
Email
dandarabolada@museudememes.com.br
 
 

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *