Confused John Travolta

Origem

O filme “Pulp Fiction” – o segundo criado e dirigido por Quentin Tarantino – foi um marco no cinema mundial e, com certeza, um dos filmes mais icônicos da década de 1990. Entre as características do longa que chamam atenção, estão a narrativa não-linear, as histórias entrelaçadas e, não menos importante, a incrível atuação de atores como Uma Thurman, Samuel L. Jackson e John Travolta. Para este último, o filme foi responsável por fazer algo ainda mais especial: renascer sua carreira, que estava em decadência.

Em 17 de novembro de 2012, o usuário “karmafrappuccino”, do Imgur, resolveu postar um GIF do ator para ser usado como meme de reações do tipo ‘Como eu me sinto quando…’.

A cena retirada do filme “Pulp Fiction” mostra Vincent Vega, personagem de Travolta, chegando à casa de Mia Wallace (Uma Thurman), esposa de seu chefe e com quem ele deveria sair. Ao chegar à residência, Vincent ouve a voz de Mia pelos autofalantes e não entende de onde vem o som. Foi justamente esta reação de não entendimento que foi recortada para se tornar o tal GIF.

Mesmo assim, a ideia, em 2012, não vingou e o GIF acabou no esquecimento. Somente no dia 6 de novembro de 2015, quase três anos após a primeira postagem, outro usuário do Imgur, o “ILikeToWonkaMyWilly”, querendo mostrar a dificuldade que ele enfrentava para comprar o presente para sua filha, de 3 anos, decidiu fazer uma montagem que mostra Travolta perdido entre vários brinquedos nas estantes.

A imagem viralizou e, então, o usuário resolveu postar um tutorial junto a um GIF do Travolta em ‘Cromakey’, ensinando como fazer o meme no editor de vídeos Sony Vegas Pro.

Em dez dias, a imagem já tinha sido vista quase 3.000.000 de vezes somente no Imgur e corrido o mundo com milhares de novas apropriações.

Gênero & Formatos

“Confused Travolta” é um GIF animado e, portanto, uma imagem em movimento. Pode ser categorizado como um meme de reação e comportamento social, representando o tipo de reação que temos ou deveríamos ter nas mais diversas situações sociais que fogem ao nosso controle; como, por exemplo, quando não achamos nosso carro dentro de um estacionamento.

Gramática/Sintaxe

O meme se caracteriza, basicamente, pela contexto em que inserimos a reação de Travolta. Ele é colocado em algum lugar do cenário, seja este estático ou parte de outro vídeo e, então, a reação de confusão de Travolta dentro da cena nos conduz ao humor. No entanto, o personagem Vincent Vega sempre aparece da mesma forma, sem sofrer modificações. Ele é o peixe fora d’água no meme, por assim dizer.
Portanto, o meme se alimenta de mudanças de contexto através de uma edição simples, mas que depende de um mínimo de conhecimento técnico.
Diferente de algumas imagens em movimento e que conseguem uma sobrevida em outros formatos, como memes ou montagens, o “Confused Travolta” ficou restrito ao mundo dos GIFs e compilações em vídeo.

Difusão e Repercussão

O meme se espalhou, principalmente, em sites como Imgur, Reddit, Twitter e Facebook através de Fanpages. Ele não teve grande longevidade, mas, durante pelo menos um mês, todas as ‘timelines’ brasileiras estavam inundadas de pessoas que se sentiram representadas pela reação de Travolta às mais diversas situações do cotidiano.

Um dos prováveis fatores que não ajudaram na longevidade do meme talvez tenha sido o fato citado acima de que o “Confused Travolta” ficou restrito aos GIFs, não sendo levado a outros tipos de mídia. O meme ganhou muita força nas fanpages do Facebook pois pegou o início da onda de GIFs, finalmente liberados para uso na rede social. Esta junção de fatores fez, consequentemente, com que o meme chegasse ao Facebook com uma força estrondosa. Perfis e comunidades foram criadas, mas, talvez pela falta de longevidade, acabaram não obtendo muitos seguidores.

Exemplos Notáveis

MRW: nobody told me it was a costume party


Texto adaptado a partir do trabalho do aluno Octavio Leonello para a disciplina Comunidades Virtuais, do curso de Estudos de Mídia, na UFF.

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *