Origem

“Vox Populi” foi um programa de entrevistas brasileiro produzido e transmitido pela TV Cultura entre 1977 e 1986. Ele sempre trazia nomes importantes para o cenário político, artístico e cultural do país. Nele, os convidados respondiam às perguntas do repórter em sua frente e junto a outras personalidades (anônimas ou já famosas) que apareciam no telão, interferindo na entrevista. O programa era marcado por questionamentos contundentes e, muitas vezes, polêmicos. Em 1978, Caetano Veloso foi o convidado do programa, e uma de suas respostas acabou repercutindo até os dias atuais.

O então jornalista da revista VEJA, Geraldo Mairinque, o questionou, de maneira confusa, sobre sua postura acerca da imprensa: “Você não acha que seria mais ético se servir dos meios de comunicação de massa para falar mal dos meios de comunicação de massa, ao invés de encomendar um anúncio para a multinacional para a qual você trabalha e pagar como anúncio o “Caetano Veloso”, ou você acha que a imprensa só serve para elogiar?”. Caetano, então, se irritou profundamente com a provocação e decidiu arrematar, de maneira muito direta e ligeiramente arrogante: “Como você é burro! Você fala de uma maneira burra…” e seguiu dizendo que ele nunca pensou daquela maneira, relembrando sua trajetória como o primeiro compositor/intelectual brasileiro a se servir da comunicação de massa sem fingir que era inimigo dela, chamando diversas vezes o repórter de “burro”, “ignorante”, “incompetente” e “desonesto”; concluindo que ele “contribui para que as pessoas comprem a revista VEJA pensando que estão comprando uma coisa boa” e que ele não merece o emprego que tem.

Muitos anos depois, em 2012, a TV Cultura reprisou o “Vox Populi” e disponibilizou em sua plataforma online as entrevistas mais marcantes do programa. Em julho de 2012, a participação de Caetano foi publicada na íntegra e muitos viram humor em sua resposta dura e sincera ao jornalista. No dia 12 de dezembro, a conta da youtuber ElisaRiemer publicou um vídeo de 20 segundos que mostra apenas a resposta mal humorada do cantor. Depois disso, muitos outros vídeos parecidos foram surgindo, popularizando-se, definitivamente, entre maio e junho de 2013, e se tornando um meme famoso até os dias de hoje.

Você pode conferir a resposta completa de Caetano no vídeo abaixo:

Gênero & Formatos

O meme circula em dois gêneros, principalmente. O primeiro é em forma de vídeo: seja apenas da resposta de Caetano, sem contextualização, ou inserido em um outro vídeo, dentro de um contexto. O outro é no estilo ‘image macro’, em que há uma foto de Caetano Veloso durante o programa, com o cabelo volumoso que usava na época e uma feição entre a irritação e a perplexidade, com as letras brancas sobrepostas, onde se lê suas frases: “Não, cara, como você é burro”, “Isso é tudo burrice” etc.

Gramática/Sintaxe

Nos dois tipos, o humor é construído de maneira semelhante. O vídeo em que Caetano aparece sozinho se baseia na própria comicidade da sua frase mal-humorada. Mas, em muitos casos, há vídeos que mostram uma personalidade pública fazendo uma afirmação questionável e infeliz, e logo depois entra a figura do cantor bradando contra a burrice alheia. Políticos e jornalistas são personagens recorrentes nesse tipo de vídeo. Quando o meme vem na forma de ‘image macro’, ele também pode ser mostrado sozinho (apenas o rosto perplexo de Caetano e suas exclamações) ou seguido de alguma outra figura que tenha sido infeliz em alguma afirmação.

Difusão e Repercussão

A difusão do meme se deu principalmente através de compartilhamentos do vídeo em redes sociais, como o Facebook. Ele chegou a virar camiseta, com um desenho estampado do rosto do cantor seguido da frase “Que loucura, como você é burro!”. A repercussão foi tão grande que muitos internautas foram atrás de outras entrevistas em que o artista não teve paciência para o repórter e explodiu durante as respostas, e muitos outros vídeos desse tipo foram surgindo e se popularizando, mas nenhum de maneira tão intensa quanto o do “Vox Populi”, que acabou tornando-se um bordão até hoje repetido. O próprio Caetano Veloso comentou esse fato quando, no programa do Jô Soares, o apresentador lhe perguntou sobre sua “fama de ranzinza”. Sorridente e bem humorado, Caetano respondeu que não é ranzinza naturalmente, mas costuma perder a paciência e se irrita facilmente com perguntas indiscretas de jornalistas, e que “esses vídeos o pessoal adora buscar no YouTube.”, ele completou, rindo.

Exemplos Notáveis



 

Tito Belo Gil
0 publicações
0 comentários
Nome
Tito
About / Bio
Tito Belo Gil é calouro de Estudos de Mídia e voluntário do #MUSEUdeMEMES. Antes de ir para a faculdade, ele escova os dentes com pó de cúrcuma e no intervalo gosta de lanchar raiz de broto de alfafa-braba, sempre acompanhada de areia com pedaços de borracha. Tito também acredita que você pode estar substituindo sua felicidade por muito estudo e alimentação saudável.
 
 

3 comentários

  1. Laura disse:

    Esse Museu de Memes só é genial!
    Parabéns aos envolvidos!

  2. Kassandhra Pereira Zolin disse:

    Definitivamente o melhor do Brasil é o Brasileiro. E esse museu é sensacional.

  3. Renato Maia disse:

    terceiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *