Chubby Bubble Girl

chubbybubblesgirl

Chubby Bubble Girl é um meme criado com base na foto de uma menina correndo em um quintal segurando um frasco de bolhas de sabão. Sua expressão facial no momento da fotografia tem grande efeito cômico e dá a entender que ela está correndo de forma desesperada. Por isso, ela tem sido replicada em diferentes situações, geralmente relacionadas a cenas de desastres ou cenários de perseguição.

Origem:

Informações específicas sobre a menina fofa da foto são quase desconhecidas, porém é certo que a imagem surgiu inicialmente no site 4chan em agosto de 2009, migrando logo depois para o Tumblr.

Quando o BuzzFeed criou um post com o título “Do que que a Bubble Girl está fugindo?” e desafiou seus leitores a criar conceitos para a imagem, o meme explodiu e começou a circular por toda a internet, chegando a 200 derivações da imagem nos primeiros dois meses.

Formato:

A base desse meme é o Photoshop, ou seja, a grande maioria dos memes que circulam pela internet usam a imagem da menina recortando o fundo e colocando ela em outro contexto.

O frasco de bolha de sabão que está na mão da menina também é mudado, para acrescentar ainda mais informações ao novo motivo da Bubble Girl estar correndo. Também é comum vermos a mudança de cor ou textura da menina para melhor se adequar, por exemplo, a uma foto preto e branca ou a um desenho animado onde ela foi inserida.

Problematização:

É sempre importante lembrarmos que, ao colocarmos uma foto na internet ela está correndo o risco de ser reapropriada nas mais diferentes formas, inclusive na de um meme. Imagens de crianças são as que precisam de especial cautela, já que a super exposição pode influenciar na personalidade de uma criança muito nova.

No caso da Bubble Girl, não foram encontrados indícios, até hoje, de que a disseminação dessa imagem trouxe algum problema para essa menina. No entanto, é sempre bom frisar que o direito de imagem, nesse caso, é pertencente aos seus pais.

2 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

  2. Ao seu Valenca disse:

    First

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *