Origem:

Choque de Cultura é um programa de humor e crítica cinematográfica no YouTube que, cada vez mais, cresce no Brasil. A atração conta com quatro motoristas de van (conhecidos como os maiores nomes do transporte alternativo) que analisam, de um jeito único, alguns produtos midiáticos.

O sarcasmo é o ponto forte do programa, que é cômico por diversos motivos. Um desses motivos é que -fugindo dos padrões da crítica cinematográfica- os personagens enaltecem a cultura de massa; filmes como Transformers e Velozes e Furiosos e atores como Vin Diesel e Dwayne Johnson ganham notoriedade em diversos episódios da sátira. Além disso, documentários e o cinema nacional são, quase sempre, ironizados.

Produzido pela TV Quase em cooperação com o canal pop Omelete e transmitido semanalmente, o Choque de Cultura teve o seu primeiro episódio lançado em novembro de 2016 e, atualmente, ultrapassa milhões de visualizações no Youtube. Como você já pode desconfiar, não é Transformers, mas é um bom programa. Por  isso, apesar da efemeridade dos memes, é possível que ele continue rendendo memes por um bom tempo.

Gênero e formatos:

Os memes relacionados ao Choque de Cultura não são muito variados, basicamente são recortes de algumas falas do programa. Trata-se, quase sempre, de catchphrases dos personagens que são utilizadas na forma de Gif ou Image Macro (Imagem de fundo com legenda sobreposta). As frases variam de acordo com o personagem. Por exemplo, o Maurílio -motorista de uma Kombi Branca ’84, verdadeiro conhecedor da arte do cinema e zoado por seus colegas de profissão- tem algumas frases icônicas como: “Boa noite, amantes da sétima arte de todo o Brasil!” ou “Filme do Harry Potter sem Harry Potter, é golpe.” referindo-se ao filme Animais Fantásticos e Onde Habitam.

 

Difusão e Repercussão:

O meme se popularizou no YouTube e ganhou espaço em diversas redes sociais. No início deste ano, mais especificamente no Carnaval, os fãs do programa organizaram o Bloco dos Amantes da Sétima Arte, que obteve mais de 5 mil confirmações no Facebook. Alguns episódios já ultrapassaram a barreira do milhão e a tendência é que aumente a repercussão. Sendo assim, é questão de tempo para que o programa de humor torne-se um dos maiores do Brasil.

Exemplos notáveis:

Quin te perguntou?
1 entry
0 comentários
Nome
Quin te perguntou?
About / Bio
Quin é Estudante de Mídia, Neymídia, eles disseram... #Neymusico, 100% Jesus e hidratado. Meu hobby é beber água, “mais vale uma pedra no caminho do que duas nos rins” é o meu lema, o nosso é “ousadia e alegria”.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *