Chihuahua Clifford

Origem

Chihuahua Clifford é um meme protagonizado por um cão da raça mexicana homônima. Seguido geralmente de uma mensagem irônica (“Gente/Qual a necessidade disso?”), é utilizado como forma de questionamento de comportamentos fora dos padrões do senso comum dos usuários das redes.

Difusão e Repercussão

O meme surgiu no Brasil entre os anos de 2013/2014 na página “Site dos Menes”, do Facebook. Anteriormente, a imagem já havia aparecido num Tumblr sobre cães simpáticos, nominando Clifford como “Cricket”. No ano de 2014, surgiu um boato de que Clifford havia morrido atropelado em Nova Iorque, onde supostamente vivia. O boato, infundado, não possui fonte consistente para a confirmação de sua veracidade. A imagem obteve repercussão regionalizada (no Brasil, por certo período de tempo), não havendo sequer instrumento que possibilite averiguar sua difusão na rede. No Google Trends, por exemplo, não há referências sobre. É um meme efêmero.

Gêneros e Formatos

Chiuhuahua Clifford trata-se de um meme em Image Macro, geralmente associada a reprovação de comportamentos fora da expectativa do senso comum.

Exemplos Notáveis

Chihuahua Clifford na mídia

Hoax: cão do meme “Qual a necessidade disso” morre atropelado nos EUA

 

Rafael Polêmico
0 publicações
7 comentários
Nome
Rafael Polêmico
About / Bio
Um currículo? Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense, bacharel em Direito com complementação em Empreendedorismo e Inovação, graduando em Arquivologia, voluntário do projeto #MUSEUdeMEMES. Uma cor? Azul. Uma atriz? Fernanda Montenegro. Um cantor? Roberto Carlos. Um exemplo? Jesus Cristo. E Ivete. Vida? Deus. Deus? Vida. Vivi ou Gracy? Belo. Uma frase? Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim. Um museu? De memes. Esse é Rafael Polêmico.
 
 

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *