Chapolin Sincero

Origem

O meme autoral “Chapolin Sincero” é um image macro – meme que consiste em imagem com legenda sobreposta, geralmente em fonte Impact branca com outline preto – ancorado em imagens do herói picaresco Chapolin Colorado, uma criação do humorista mexicano Roberto Bolaños. O personagem, protagonista do seriado de mesmo nome, exibido no Brasil pela emissora SBT desde a década de 1970, tem como característica principal ser completamente atrapalhado. Como outras criações de Bolaños, o herói já era figura conhecida há pelo menos quatro décadas. Na internet, porém, sua popularidade foi reforçada quando o estudante de Publicidade e Propaganda Renan Schwarz criou uma página, no dia 22 de agosto de 2012, no Facebook com conteúdo que lhe servisse de portfólio, a ser apresentado a empresas que buscassem novos profissionais no mercado de trabalho.

 

Após um mês no ar, o personagem já era sucesso nas mídias sociais e o seu criador já havia sido contratado. A página conseguiu tanta repercussão que na primeira semana já tinha mais de 50 mil curtidas, e podemos atribuir à empatia que o público teve com o personagem logo de início, ao fato de ele ser uma paródia de um personagem já existente que brinca com fatos do cotidiano através de um humor ácido. A paródia proporciona ao público uma maior identificação pois eles já conhecem aquela imagem de outro lugar e já tiveram contato com ela anteriormente.

Gênero e formato

Como meme no formato image macro, o personagem “Chapolin Sincero” é apresentado geralmente a partir de uma das três imagens mais tradicionais. Na primeira, ele está de pernas cruzadas. Em outra, ele mostra uma expressão triste e contemplativa. Na terceira, ele aparece com um sorriso sarcástico. Sobre uma destas imagens a mensagem textual satiriza, por meio de legendas temas atuais. O epíteto do personagem é evidente referência à ironia e à honestidade com que o personagem coloca seus sentimentos ao público. O meme faz uso de uma legenda em tipografia Impact branco com outline preta, como é comum a outros image macros.

Difusão e repercussão

Os recursos simples para sua criação permitiram que, com o sucesso da página oficial, em determinado ponto, os usuários parassem de apenas compartilhar o conteúdo e começassem também a produzi-lo, seguindo as mesmas regras de estilo e características do humor de Schwarz. Hoje, é possível encontrar reproduções apócrifas do “Chapolin Sincero” não apenas no Facebook mas no Twitter, no Instagram, no Pinterest e em muitos outros sites. Além disso, com o crescimento da sua popularidade, o “Chapolin Sincero” começou a chamar atenção não só dos usuários comuns das redes sociais, mas também das grandes marcas, virando também uma fonte de renda para o estudante.

Direitos autorais

No dia 30 de janeiro de 2017, a conta do Chapolin Sincero no Instagram saiu do ar, frustrando seus seguidores e levantando a questão sobre direitos autorais em relação aos memes. O Grupo Chespirito, que detém os direitos autorais das séries Chaves e Chapolin, teria solicitado a suspensão das contas do Chapolin Sincero nas redes sociais devido ao uso de imagem dos personagens de Bolaños sem autorização. A iminência de perder as contas das redes sociais mobilizou os internautas, que prontamente apoiaram os administradores da página.

 

Ao perceber a mobilização nas redes e a legião de seguidores que a página possui, o Grupo Chespirito emitiu, no mesmo dia, uma nota dizendo que se “solidariza com o ocorrido com a conta no Instagram e que estão averiguando o que aconteceu”, além de afirmar não ter a intenção de prejudicar o trabalho e muito menos de se apropriar dos seguidores de Chapolin Sincero.

 

Após conversas, o Grupo Chespirito e Chapolin Sincero chegaram a um acordo e a conta do Instagram voltou ao ar no dia 1º de fevereiro. Nas redes, os administradores comemoram a volta do Instagram e agradeceram seus seguidores pelo suporte, ao Facebook e Instagram pela ajuda e ao Grupo Chespirito: “Muito obrigado ao Grupo Chespirito que após notar o carinho que as pessoas têm pela página, fizeram questão de nos ligar e nos ajudar a reverter o caso”.

Exemplos notáveis

Dandara Bolada
4 publicações
2 comentários
Nome
Dandara Magalhães
About / Bio
Dandara Bolada é mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF e participante ativa do #MUSEUdeMEMES desde sua graduação, onde foi bolsista de extensão do projeto. Como bondosa presidenta dessa nação memética, preocupa-se em pesquisar o universo dos memes e charges políticas (e mantém um olho no golpe e outro no Temer). Soberana e poderosa, a Bolada é rainha o resto nadinha. VLW FLW

3 comentários

  1. Hades disse:

    Personagem iconico um grande poço de criatividade que nao vdd vem de kibes do twitter

  2. Renato Maia disse:

    segundo

  3. Foda-se disse:

    Chapolin sincero é o caralho! O pioneiro, que transformou o Chapola e meme foi o Chapolin Transão! Inclusive, a primeira foto postada por esse “publiciotário” foi kibada de lá.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *