Muro da Vergonha Petra Lazslo

Origem

O meme conhecido no Brasil como “Muro da Vergonha Petra Lazslo” originou-se a partir de uma triste imagem, onde uma cinegrafista é fotografada atrapalhando a fuga de refugiados da Croácia. Tudo começou durante a cobertura dos enfrentamentos entre refugiados (que tentavam atravessar a fronteira da Hungria com a Sérvia) e a polícia, em setembro de 2015, na cidade húngara de Roszke. Mais tarde, a mesma repórter foi flagrada novamente – desta vez, chutando uma menina.

Neste ano, mais de 160 mil imigrantes e refugiados ingressaram na Hungria, segundo as autoridades do próprio país. Porém, uma enquete feita na nação (na época do referido êxodo) confirmou que 46% dos húngaros eram contra a entrada destes imigrantes.

Petra Lazslo, uma das repórteres presentes na cena e que trabalhava para o canal N1TV, foi flagrada colocando o pé na frente de um homem que tentava escapar de um policial; consequentemente derrubando o refugiado que carregava uma criança no colo.

Gênero & Formatos

Não demorou muito para que o meme surgisse. Apesar de ter humor agregado às suas imagens (em grande parte,”exploitables”), onde a repórter é cortada da cena original e inserida em outra, os contextos crítico e social ainda podem ser vistos com bastante força – conseguindo atingir a todos que, assim como se baseia a ideia inicial de um meme, estão inseridos naquele substrato. Isto mostra que, mesmo quando tratamos de um assunto sério com humor, não significa que estamos diminuindo a importância daquele fato, muito pelo contrário: podemos estar abrindo os olhos de pessoas as quais a notícia ainda não chegou ou foi mal interpretada.

Difusão e Repercussão

A maneira rápida como a cena se espalhou fez com que o mundo ficasse chocado por considerar a atitude agressiva, além de ter sido praticada por uma jornalista – profissão que, desde sempre,é considerada como uma espécie de mediadora central e porta-voz primordial quando falamos de cenas de conflito ou guerra.

Após a divulgação em massa das imagens, Petra foi demitida do canal para o qual trabalhava, que tem ligações de extrema-direita com o Parlamento Húngaro, sendo condenada a cumprir até cinco anos de prisão por agressão.

A replicação dessas imagens foi tão grande que uma página brasileira foi aberta e, então, nomeada “Muro da vergonha Petra Laszlo”. Em seu primeiro mês, chegou a obter 15 mil curtidas. Na página, foram recolhidas notas críticas ao caso publicadas por todo o mundo, onde pessoas afirmam ter vergonha deste reflexo ruim da humanidade.

Exemplos Notáveis

 

Dandara Bolada
3 publicações
2 comentários
Nome
Dandara Magalhães
About / Bio
Dandara Bolada é mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF e participante ativa do #MUSEUdeMEMES desde sua graduação, onde foi bolsista de extensão do projeto. Como bondosa presidenta dessa nação memética, preocupa-se em pesquisar o universo dos memes e charges políticas (e mantém um olho no golpe e outro no Temer). Soberana e poderosa, a Bolada é rainha o resto nadinha. VLW FLW
 
 

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *