Carminha, Félix Bicha Má e memes de novela

Origem

tumblr8_inline_mq26w6sYcJ1qz4rgp

Em março de 2012, estreava a novela Avenida Brasil (em substituição à novela Fina Estampa). Com a popularidade alavancada, logo os personagens da trama foram parar nas redes sociais.

Segundo o youPIX, o primeiro personagem da novela que fez sucesso nas redes foi Suelen, interpretado pela atriz Isis Valverde. Depois caíram nas redes os personagens Nina/Rita e Carminha. A personagem Carmen Lúcia ganhou sucesso na rede social Facebook no mesmo período em que Nina, personagem da atriz Débora Falabella. As duas personagens se enfrentam em todo o desenrolar de Avenida Brasil. Nina é cozinheira da mansão do jogador de futebol e marido de Carminha, Tufão, interpretado pelo ator Murilo Benício. Mais adiante, Nina se revela como sendo Rita, enteada de Carminha que foi abandonada por ela e por seu amante Max no lixão. Por causa do abandono, Rita queria se vingar contra a vilã. A partir disso, frases como “É tudo culpa da Rita” viraram fenômenos no Facebook.

Gênero & Formatos

A personagem Carminha interpretada por Adriana Esteves, mesmo com o fim da novela em outubro de 2012, ainda seguiu com vida própria nas mídias sociais. É interessante destacar que o meme deste personagem passou a dialogar com personagens de outras novelas da Rede Globo, como os de sua sucessora Salve Jorge, e, logo após, o personagem Félix, interpretado pelo ator Mateus Solano, na novela Amor a vida.

Após o fim de Avenida Brasil começou a novela Salve Jorge na mesma emissora e no mesmo horário. A vilã principal da novela era Lívia Marini, traficante de mulheres, travestis e bebês, porém ela não conseguiu agradar ao público como Carminha. Um exemplo disso é o fato da página no Facebook Conselhos de Lívia Marine conta com “apenas” cerca de 4 mil likes contra mais de 150 mil de Carminha Perturbada.

Gramática/Sintaxe

Ambas as personagens, mesmo não fazendo parte do mesmo universo folhetinesco, se enfrentam na internet. Os perfis estabelecem uma interrelação dentro da memesfera. É interessante observar, nesse caso, é o confronto direto que acontece entre as duas personagens, mesmo não aparecendo as duas em um mesmo meme.

Nesse caso o enfrentamento é feito como se uma estivesse afrontando a outra à distância: a primeira é direta em sua fala, enquanto a segunda dá um recado de forma debochada; ambas mantendo suas personalidades e bordões. Em relação às outras personagens da mesma novela, como Wanda e Maria Vanúbia, há memes de Carminha com referências às duas, mas não foi encontrado nenhum meme destas personagens de Salve Jorge em resposta ao meme de Avenida Brasil.

Personagens Recorrentes

Podemos perceber, ainda, alguns memes onde a Carminha dialoga com outros personagens dentro do mesmo Meme. O também vilão do horário nobre, Félix, aparece em muitos desses memes conversando com Carmen Lúcia e em boa parte das vezes deixa a entender que ela é a professora de maldade que ele pratica. Novamente, cada personagem mantem a sua personalidade. A página no Facebook Félix Bicha Má tem 609 mil likes, ao menos até dia 15 de julho de 2013.

Difusão e Repercussão

Os memes de Carminha e Félix adquiriram juntos uma forte articulação pela receptividade do público. Além disso, os diálogos que extrapolaram o universo ficcional audiovisual e foram parar na internet, no melhor estilo “transmídia”, deixam clara a impressão de que personagens de memes também têm as suas vaidades. 😉

Exemplos Notáveis


* Trabalho apresentado na disciplina “Redes colaborativas e produção cultural” (2013.1) por alunos do curso de Estudos de Mídia.

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *