6whoisgalvao

O meme #CalaBocaGalvão gerou tanta repercussão que ganhou a atenção fora do Brasil e tornou-se uma ótima oportunidade para que os brasileiros zoassem tanto com a cabeça dos estrangeiros, quanto com a imagem do narrador esportivo Galvão Bueno.

Origem:

O meme surgiu em 2010, durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo da África do Sul, quando Galvão Bueno não parava de falar durante nenhum minuto, chamando a atenção dos twitteiros brasileiros, que se incomodaram tanto que criaram, sem querer, a hashtag que se popularizou no mundo inteiro, conseguindo permanecer nos Trending Topics durante todo o período do evento, fazendo com que o assunto aparecesse também em diversos jornais e sites do mundo inteiro.

Formato:

O fenômeno ganhou tanta popularidade que chamou a atenção de quem não entendia português. Quando essas pessoas tentaram começar a entender o que significava a #CalaBocaGalvão os brasileiros se aproveitaram da situação e começaram a inventar histórias para que a hashtag pudesse ser disseminada inclusive por quem não fazia a menor ideia do seu sentido original.

Uma das versões inventadas pelos brasileiros era de que “Cala Boca, Galvão” era o novo vídeo da cantora de pop Lady Gaga, o que gerou uma série de tweets e notícias de pessoas querendo saber onde sairia a versão oficial do clipe.

Porém, a versão mais famosa e difundida das mentiras criadas pelos brasileiros foi que, na verdade “Cala Boca Galvão” significava em português “Salvem o Galvão”, uma ave ameaçada de extinção nas terras brazucas, a campanha teria sido lançada pelo Instituo Galvão e, de acordo com o vídeo publicado no Youtube em inglês, tais pássaros eram mortos perto da época do carnaval para que suas penas fossem usadas em fantasias e alegando que cada tweet sobre o assunto geraria 10 centavos reais (ou 4 cents) em doação para o Instituto. Foram criados cartazes e protótipos de camisetas para tornar a história mais verídica.

Toda a confusão gerou mais memes divertidos relacionados ao narrador e a popularização da hashtag entre as pessoas que não conheciam seu real significado fez com que ela ficasse entre as primeiras no Trending Topic mundial durante o período da Copa Mundial. Tal manifestação online é a prova de que, muitas vezes, os brasileiros perdem o controle quando o assunto é zoeira, podendo gerar uma comoção mundial para simplesmente mandar o Galvão calar a boca.

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primei…#CalaBocaRicardo

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *