Bolsonaro com peixe na mão em vários lugares

Origem

Além de dar entrevistas à imprensa com declarações polêmicas, o deputado Jair Bolsonaro também possui outro hobby: pescar. Inclusive, chegou a se envolver em um imbróglio judicial que durou anos por causa dessa prática. Em janeiro de 2012, o político foi flagrado pescando na Ilha da Samambaia, em Angra dos Reis, mas a região é parte da Estação Ecológica de Tamoios, que possui proteção integral e, por isso, não é permitida a pesca nesse local. Bolsonaro foi multado pelo Ibama no valor de 10 mil reais e, em 2013, a Procuradoria Geral da República apresentou uma denúncia por crime ambiental. O caso se estendeu até 2015, quando o STF rejeitou a denúncia.
Nessa época, ilustrando as notícias dessa polêmica, passaram a circular fotos de Bolsonaro pescando, ou navegando em sua lancha na área de Angra dos Reis – muitas das quais já eram publicadas pelo próprio deputado em suas páginas nas redes sociais.
Uma dessas fotos, no entanto, chamou a atenção dos internautas de forma diferente. Trata-se de uma imagem que mostra Jair sem camisa, queimado pelo sol, de bermudas, com o rosto muito sério, enquanto segura com uma das mãos um peixe morto, ao que tudo indica pescado por ele. A foto não era recente e já estava disponível, por exemplo, desde 2010 num blog intitulado “Família Bolsonaro”. A imagem, cômica por si só, passou a ser muito reproduzida como forma de humor, principalmente por páginas que brincam com as figuras de políticos, como a “Corrupção Brasileira Memes”.
Pensando em criar uma espécie de fanpage destinada unicamente a essa foto, em junho de 2016, surgiu o perfil @BolsonaroPeixe, no Twitter, e a página “Bolsonaro com peixe na mão em vários lugares”, no Facebook. Ambos os espaços possuíam o mesmo conteúdo e se destinavam a criar memes a partir dessa imagem.

Gênero&Formatos

O meme vem sempre na forma de uma montagem, que parte da imagem do deputado com o peixe e a partir daí, como sugere o nome da página, ela é transportada para diversos ambientes e contextos diferentes.

Gramática/Sintaxe

O humor do meme se constitui, em primeiro plano, pela foto de Bolsonaro com o seu peixe pura e simplesmente, pois ela já possui um caráter cômico pela sua aparente falta de contexto. O humor ainda se amplia quando essa imagem passa a ser transportada para outros contextos, sempre inusitados. Assim, o Bolsonaro com o peixe na mão vai parar do lado da Dilma de férias, no tapete vermelho do Oscar ou ao lado de grandes líderes mundiais.
Apesar de ter como figura central um político tão controverso, a página não possui uma veia política muito explícita; ou seja, não é necessariamente uma página de apologia às ideias de Bolsonaro e nem de crítica a elas.

Difusão e Repercussão

A foto de Bolsonaro em seu momento pós-pesca continua circulando e sendo usada para criar diversos tipos de memes, mas as páginas que a homenageia não se mantêm mais tão ativas quanto antes, embora ainda publiquem montagens vez ou outra. A fanpage possui mais de 120 mil curtidas no Facebook e pouco mais de 5 mil seguidores no Twitter.
O próprio Bolsonaro e seu filho, Carlos, chegaram a se manifestar sobre a página em suas redes sociais, afirmando que a consideravam muito divertida e sugerindo que seus seguidores a visitassem.

Exemplos Notáveis

Tito Belo Gil
0 publicações
0 comentários
Nome
Tito
About / Bio
Tito Belo Gil é calouro de Estudos de Mídia e voluntário do #MUSEUdeMEMES. Antes de ir para a faculdade, ele escova os dentes com pó de cúrcuma e no intervalo gosta de lanchar raiz de broto de alfafa-braba, sempre acompanhada de areia com pedaços de borracha. Tito também acredita que você pode estar substituindo sua felicidade por muito estudo e alimentação saudável.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *