Bolsonaro Batendo Continência

Origem

Durante as eleições de 2018, algumas das mensagens mais disseminadas pela campanha do atual presidente Jair Bolsonaro foram sobre seu patriotismo, chegando a popularizar o bordão “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”.

 

Porém em Maio de 2018 Bolsonaro esteve em um almoço em sua homenagem oferecido pela Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos na cidade texana de Dallas, nos Estados Unidos, e durante o evento o presidente prestou continência a bandeira americana. O gesto rapidamente repercutiu na mídia, em especial nas redes sociais, e foi largamente criticado como sendo uma atitude antipatriota, contrariando seu discurso até então.

 

O atual presidente já havia feito o gesto anteriormente à bandeira, e também já havia saudado da mesma forma o assessor de segurança nacional americano John Bolton.

 

Difusão e Repercussão

Quando ocorreu a continência a John Bolton em novembro do ano passado, as redes sociais rapidamente disseminaram o acontecimento, viralizando a situação e criando os primeiros memes.

 

Várias críticas surgiram a atitude de Bolsonaro até mesmo de pessoas que o apoiam, indignadas com a contrariedade do gesto do presidente.

 

O memes voltaram a tomar as redes sociais depois da continência se repetir no almoço em homenagem ao presidente se destacando sobretudo no twitter.

 

Gênero e formatos

O meme se apresentou primariamente em forma de imagem onde primeiro aparece o Bolsonaro com uma expressão de reprovação a algo tipicamente brasileiro e logo depois a imagem do presidente batendo continência em aprovação a algo em referência aos Estados Unidos.

 

Pode ser enquadrado na categoria de um meme de discussão pública, já que traz uma visão sobre um evento e sobre um personagem político em si. Caçoar de Bolsonaro prestando continência a uma bandeira estrangeira demonstra uma insatisfação com o ruído em seu discurso nacionalista.

 

Exemplos Notáveis

0 publicações
0 comentários

 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *