bert111-mg22229720.900-1_1200

Bert Is Evil é um meme criado por Dino Ignacio em 1997, a partir de uma série de montagens com o personagem Bert de Vila Sésamo. O meme é referido por uma série de pesquisadores, particularmente a partir da menção de Henry Jenkins em seu consagrado livro “A Cultura da Convergência”, publicado pela primeira vez em 2006.

Como uma série de imagens do tipo exploitable, que sobrepõem o personagem a diferentes situações, Bert Is Evil foi criado por Ignacio para figurar no site oficial que o designer havia criado, o BertIsEvil.TV.

Segundo Linda Börzsei (2012), “Bert Is Evil é um exemplo pioneiro de humor visual online. Embora haja ainda textos relativamente longos no website, as verdadeiras atrações são sem dúvida as imagens. (…) Ainda assim, a participação em Bert Is Evil não era aberta, já que Ignacio era o único a publicar as imagens. Seis meses depois de o site ir ao ar, ele começou a receber submissões de outros usuários, mas só algumas imagens selecionadas era de fato postadas. Isso, contudo, não impediu a internet de transformá-lo em um meme, e logo inúmeras paródias e reproduções começaram a aparecer, dedicados a espalhar “a verdade sobre Bert”, mesmo depois que Ignacio parou de atualizar o site original”.

Jenkins, em seu livro, exalta a circulação do meme, que, inadvertidamente, foi utilizado em cartazes de manifestantes contra o terrorismo, graças a uma montagem que colocava Bert lado a lado com o líder da Al-Qaeda Osama Bin Laden. Imagens dos cartazes com Bert chegaram inclusive a figurar em grandes emissoras de televisão.

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *