Batman Impaciente / My Parents Are Dead / Batman slapping Robin

Origem

My Parents Are Dead é um meme popularizado na rede social Facebook, um bom exemplo de como se meme se constrói, tendo sido apropriado, difundido e reapropriado por usuários da Web com diversos propósitos.

A imagem original mostra Batman dando um tapa em seu “protegido” Robin, com o seguinte diálogo nos balões:

Batman – “Don’t tell me I’m wrong, you brat… Proving Superman’s guilt is my whole mission in life!”
Robin – “Ow! Batman, your grief has obsessed you with this idea of vengeance. I beg you… Give it up!”

O diálogo foi retirado da revista de número 153 da DC comics, publicada em 1965. A paródia em forma de meme começou a circular em 10 de Junho de 2008 no website de compartilhamento de imagens SFWChan. Já em 16 de junho, a imagem é “repostada” no Tumblr e em 3 de Setembro foi feito um upload da mesma imagem no site DatelineNBC, este recebeu 107 mil visualizações, 490 comentários e 40 “favoritos” nos cinco anos seguintes.

Difusão e Repercussão

Em fevereiro de 2010 uma página foi criada no Facebook para divulgar exemplos da paródia. Em fevereiro de 2012, um usuário do youtube divulgou um vídeo em que uma pessoa fantasiada de Batman corre pelas ruas de Toronto gritando para pedestres “meus pais estão mortos”. O vídeo recebeu 2 milhões de visualizações e 3,4 mil comentários. Em abril, uma página nomeada “Batman dá um tapa em Robin” foi criada no Quickmeme para que o meme pudesse ser remixado, acumulando no total cerca de 20 mil memes customizados ao longo de oito meses.

Aproveitando o fim da temporada da famosa série “The walking dead”, o mesmo usuário que divulgou o filme anterior viralizou um novo vídeo entitulado: “My parents are walking dead” em que uma pessoa vestida de Batman tenta fugir de seus pais zumbis, reanimados para atormentá-lo. A filmagem acontece nas ruas de Toronto e conta com a participação, ainda que involuntária, das pessoas que ali transitavam. O vídeo possui atualmente aproximadamente 30 mil visualizações e algumas centenas de comentários. O “Batman” do vídeo possui uma página no Facebook com 16 mil fãs.

Segundo o Google Trends, a expressão “My parents are dead” foi mais procurada em julho de 2012, sendo ainda procurada até hoje, mas em proporção inferior. O termo foi mais buscado pelos habitantes dos Estados Unidos e Canadá. No Brasil, encontramos algumas referências ao meme a partir de 2010 tendo maior incidência a partir de 2012, porém, o Google Trends não tem registros dessa palavra chave buscada no Brasil.

Em março de 2012, o importante site de humor chamado Kibeloco postou uma série de imagens relativas ao meme com o título “Santa Ignorância”, uma referência a frase “Santa ignorância Batman!”, usada por Robin nas séries de TV. E, em outubro de 2012, o portal de tecnologia da Uol divulgou uma série de imagens relativas ao meme, explicando sua procedência e seu sucesso pelas redes sociais. No mesmo ano, em dezembro, foi criada no Facebook a página Bátman Impaciente e, pouco antes, em junho, a página Batman Nervoso.

Ao contrário das tiras irônicas e de humor negro divulgadas nos Estados Unidos, a tira brasileira tem como maior característica a impaciência do Batman e coloca em evidências alguns de seus (muitas vezes contraditórios, é verdade) posicionamentos políticos. Este comportamento serviu de combustível para postagens para situações relacionadas ao cotidiano.

Gênero & Formatos

Para entender melhor o meme, podemos pensar em termos dos eixos analisados por Knobel & Lankshear, que consistem no sistema referencial, no contexto interpessoal e no contexto ideológico de My Parents Are Dead. No primeiro caso, podemos avaliar que a ideia transmitida no meme é a de ironia ou mesmo impaciência. Ela pode ser entendida como uma resposta agressiva ou/e rápida a questionamentos desnecessários, ignorantes ou irônicos. O tapa de Batman possui um significado mais intenso porque ele o desfere sobre seu principal protegido, o que enfatiza o desgosto que Batman tem pela perda de seus pais ou mesmo o quanto Robin é inconveniente ao questioná-lo de tal maneira. Para amantes dos quadrinhos, esse tapa pode significar um elo com o passado pouco conhecido do personagem, assim como pode explicar a sua solidão e mau humor.

Com relação ao contexto interpessoal, o meme pode ser facilmente replicável e utilizado em situações em que se aplicaria uma bronca ou ironia. Ele se adapta a uma série de contextos cotidianos ou mesmo os relacionados ao enredo do mundo dos quadrinhos.

Por fim, o contexto ideológico do meme baseia-se na repreensão moral de um sujeito em relação a outro que lhe ofende a partir de questões familiares.

* Trabalho apresentado na disciplina “Redes colaborativas e produção cultural” (2013.1) por alunos do curso de Estudos de Mídia.

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *