Bad Luck Brian

Origem

titulo

Bad Luck Brian é um meme que surgiu em 2012 (através do Reddit) quando, um amigo do suposto Brian, publicou o registro já com a ideia que se seguiu através dos anos: de que aquela era a imagem de um adolescente nerd com pouca sorte.

A fotografia original vem do anuário da escola primária do aluno Kyle – verdadeiro nome de Brian – e, em menos de dois meses, já circulava por vários sites seguindo o formato original. Apenas em abril do mesmo ano foi revelada a verdadeira identidade do menino do meme, que hoje já é um homem e continua a postar vídeos regularmente em seu canal no YouTube; virando uma celebridade na internet. Ao contrário da personagem criada a partir de sua foto, Kyle afirma que é relativamente sortudo e que inclusive já ganhou um Xbox 360 e um PSP em um espaço de duas semanas.

Gênero & Formatos

Esse meme funciona, principalmente, através de “image macros”, ou seja, a foto do adolescente loiro, de suéter e com um sorriso meio torto é acrescentada por uma legenda em fonte “Impact” com “outline” preta, onde é descrito um evento trágico ou embaraçoso que leva o usuário a pensar que aquele garoto é um azarado.

Difusão e Repercussão

Apesar de ser um meme antigo, Bad Luck Brian sobrevive até hoje nos sites de redes sociais e, às vezes, é relembrado por algum usuário. Kyle, ou Brian, ainda consegue se beneficiar dessa fama inesperada e repentina e, inclusive, já teve sua imagem utilizada em propagandas publicitárias da Volkswagen, virando depois camiseta, urso de pelúcia e outros itens vendidos em lojas como o Walmart.

jornal

Kyle conseguiu aproveitar bem seu sucesso e fazer disso uma forma de ganhar dinheiro. Até hoje, compartilha experiências proporcionadas pelo meme em seu Twitter. Sempre de forma bem humorada, ele mostra que afinal não é tão azarado assim.

Exemplos Notáveis

 

Dandara Bolada
4 publicações
2 comentários
Nome
Dandara Magalhães
About / Bio
Dandara Bolada é mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF e participante ativa do #MUSEUdeMEMES desde sua graduação, onde foi bolsista de extensão do projeto. Como bondosa presidenta dessa nação memética, preocupa-se em pesquisar o universo dos memes e charges políticas (e mantém um olho no golpe e outro no Temer). Soberana e poderosa, a Bolada é rainha o resto nadinha. VLW FLW
 
 

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *