Baby George Te Despreza

Origem

“Baby George te Despreza” é um meme brasileiro que faz homenagem ao pequeno membro da realeza britânica, o príncipe George Alexander Louis (filho primogênito do príncipe William com Kate Middleton). O meme ficou famoso em um Tumblr de mesmo nome, onde são compartilhadas fotos do bebê com legendas cômicas. O auge de sua popularidade se deu quando Kate engravidou pela segunda vez, fazendo com que surgissem vários novos memes brincando com a situação de George II – que, agora, teria que dividir sua herança.

As fotos, cada vez mais icônicas, fizeram com que qualquer aparição se tornasse um motivo para a produção de novos memes de George, que foi fotografado na Nova Zelândia e Austrália em sua primeira viagem internacional (além de ser registrado em seus primeiros passos em um evento esportivo beneficente onde, ao brincar com uma bola de futebol, foi motivo de ironia pelos jornais do país que pediam a ajuda do príncipe como reforço do time da Inglaterra que, na época, jogava a Copa do Mundo, no Brasil).

Gênero & Formatos

Além do Tumblr, “Baby George te Despreza” também alimenta páginas no Instagram e no Facebook sempre com o mesmo conteúdo e fazendo piadas com assuntos que estão em pauta no momento ou com ideias de “realeza vs. plebe”, dinheiro e/ou herança.

A superexposição do bebê começou já na barriga, quando em 2012 o anúncio de sua chegada causou frenesi na Inglaterra, gerando diversas homenagens nas ruas – como bandeiras hasteadas nos prédios do governo e nos navios da Marinha Real. Logo que começou a aparecer publicamente, fotos de suas caretas de criança viraram brincadeiras na internet, sempre retratando o pequeno príncipe como um bebê que sabe que faz parte da nata da sociedade.

No caso do meme brasileiro, temos sempre o mesmo estilo de formato, que é conhecido como Image Macro (onde a legenda vem por cima da foto em fonte Impact, maiúscula, branca com borda preta). Nos memes de outros países, encontramos uma maior variedade, principalmente na escolha das fontes das legendas. Porém, por ser um bebê celebridade que aparece em público e é envolvido por paparazzis, as fotos usadas nos memes são sempre variações das mesmas imagens que, recortadas ou com mudanças nas legendas, podem passar diversas mensagens diferentes.

Personagens Recorrentes

Além de George, outros personagens são bem comuns em seus memes. Sua irmã, desde que nasceu, ganhou seu espaço nas piadas; sendo geralmente associada à divisão da herança ou à recepção de ensinamentos do irmão mais velho. Sua babá aparece sempre associada a piadas da plebe. Sua mãe e seu pai são os personagens mais recorrentes além, é claro, de sua avó – que aparece, por vezes, para afirmar que George é seu herdeiro preferido ou para esclarecer as dúvidas de sucessão do neto.

Exemplos Notáveis

 

Dandara Bolada
3 publicações
2 comentários
Nome
Dandara Magalhães
About / Bio
Dandara Bolada é mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF e participante ativa do #MUSEUdeMEMES desde sua graduação, onde foi bolsista de extensão do projeto. Como bondosa presidenta dessa nação memética, preocupa-se em pesquisar o universo dos memes e charges políticas (e mantém um olho no golpe e outro no Temer). Soberana e poderosa, a Bolada é rainha o resto nadinha. VLW FLW
 
 

1 comentários

  1. Renato Maia disse:

    primeiro

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *