Origem:

O Exame Nacional do Ensino Médio é o grande pesadelo dos jovens brasileiros na atualidade. Popularmente conhecida como ENEM, a prova é hoje uma das principais e mais importantes formas de se ingressar nas universidades do país, fato que gera uma pressão altíssima em cima dos vestibulandos.

 

Quando chegam os tão aguardados e temidos dias de realização da prova, o nível de tensão dos vestibulandos é o mais alto possível. A mistura de sentimentos de medo e ansiedade nos jovens atinge seu grau máximo nos momentos em que os portões das instituições onde se realizam as provas começam a fechar.

 

Assim, foi entre gritos, escândalos e correrias que mais parecem cenas da série The Walking Dead que surgiram os tão famosos Atrasados do ENEM. Ainda que desde o primeiro ano de realização da prova várias pessoas tenham chegado atrasadas, foi somente por volta de 2013 e 2014 que memes com os atrasados começaram a surgir no Twitter e depois a se tornar um sucesso em toda a rede. Desde então, todo ano milhões de internautas aguardam ansiosamente não só para realizar a prova, mas também para se divertir com o #ShowDosAtrasados do ENEM.

 

Gênero & Formatos:

Os memes dos Atrasados do ENEM se difundiram na rede em diversas formas, variando desde vídeos de react, paródias e de “melhores momentos” dos atrasados a divertidas fotos no formato de image macro (imagens dos atrasados no fundo com legendas sobrepostas).

 

Os memes também aparecem em formatos das fotos e vídeos originais dos atrasados para ilustrar os mais variados tweets. Houve ainda internautas que usaram fotos de famosos, tais como Justin Bieber, Demi Lovato e até Rubinho Barrichello atrás de portões como se estivessem chegado atrasados no ENEM. Não tá fácil pra ninguém!

 

Além disso, outro formato que faz sucesso nas redes são as criativas montagens feitas pelos internautas dos atrasados do ENEM em situações inusitadas, tais como escalando prédios como o King Kong ou mesmo jogando Quadribol como nos filmes do Harry Potter.

 

Difusão e Repercussão:

A difusão dos Atrasados do ENEM causou diversas repercussões dentro e fora da rede. Inicialmente, houve uma polarização entre pessoas que compartilhavam os memes e gargalhavam do desespero dos atrasados e pessoas que diziam que rir da desgraça alheia era algo errado. O argumento daqueles que riam dos atrasados era de que chegar tarde no ENEM seria uma grande irresponsabilidade por parte dos vestibulandos, especialmente em um país onde os adolescentes acampam em filas pra grandes shows. Já os que não viam graça nos memes afirmavam que os motivos de se chegar atrasado no dia da prova vão muito além de uma simples irresponsabilidade e que as pessoas não deveriam fazer graça ou rir do desespero dos outros.

 

Além disso, outra curiosa repercussão do #ShowDosAtrasados é a de que os memes fizeram tanto sucesso na rede que seus amantes ultrapassaram os limites virtuais da “contemplação”. Nos anos mais recentes do ENEM (2016 e 2017) a espera pelos memes dos atrasados chegou a ser presencial: em diversos pontos de aplicação do ENEM, centenas de pessoas torciam, gritavam e pulavam para comemorar o fechamento do portão. Realmente, não há limites para a “zuera” no nosso país.

 

 

Outra grande e recente repercussão do meme se constituiu em atitudes ainda mais bizarras: os falsos atrasados do ENEM. Pelo Brasil todo, várias pessoas simularam atrasos para se tornarem famosos na rede, mesmo que sendo “zoadas” em memes. Dentre os vários falsos atrasados, dois dos mais famosos personagens do #ShowDosAtrasados revelaram em um post no Facebook que seus atrasos não passavam de uma simulação. Os estudantes de Rádio e TV Marcos Tavares e Amanda Alves simularam seus atrasos para uma matéria da faculdade sobre viralização na internet. E o resultado foi justamente o esperado: muito sucesso.

 

Mesmo com os falsos atrasados e com a alta expectativa de novos memes no ENEM de 2017, os internautas perceberam uma diminuição “drástica” da quantidade de memes do #ShowDosAtrasados e chegaram a dizer que o meme estava caminhando para a sua morte. Muitos afirmam que a redução comprova a influência dos memes no comportamento da sociedade e seu grande poder de mudança social. Seriam os memes, então, mais eficientes que as linhas intermináveis de textão? Isso ainda não sabemos, mas já é mais que certo que tanto para os amantes quanto para os odiadores dos memes dos Atrasados do ENEM, o #ShowDosAtrasados é um sucesso absoluto que ficará marcado para sempre na história da internet brasileira.

 

Enem

Vocês estão prontos? Episódio especial do Sitcom ENEM! Neste fim de semana!https://www.youtube.com/tretainc/?sub_confirmation=1

Posted by Treta INC. on Tuesday, November 1, 2016

 

Exemplos Notáveis:

 

Isabela Marilac
0 publicações
0 comentários
Nome
Isabela Marilac
About / Bio
Nesse verão Isabela Marilac decidiu fazer algo de diferente: decidiu fazer parte da equipe do #MUSEUdeMEMES. Isabela é graduanda em Estudos de Mídia na UFF e sonha em um dia poder curtir o verão maravilhoso da Europa tomando uns bons drinks em sua piscina. Enquanto esse dia não chega, Isabela é bolsista de extensão pelo projeto #MUSEUdeMEMES, atuando na área de Social Media. E ainda disseram que ela estava na pior! Se isso é estar na pior, porr*! Que que quer dizer estar bem!
Email
ibelavianna@gmail.com

 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *