Origem

Akon Aconselha é um meme que consiste do famoso cantor  apontando para uma foto que, acompanhada de uma legenda, faz parecer que o artista está dando conselhos aos internautas. Foi criado em abril de 2018, e obteve um enorme crescimento ao longo do mês – fazendo, inclusive, com que as pesquisas referentes ao nome do cantor crescessem durante este período. Com a notoriedade esporádica, as montagens foram se tornando cada vez mais recorrentes, principalmente nas regiões Sul e Sudeste (com um destaque especial para os Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, como informa as estatísticas no Google Trends).

Gênero & Formatos

As montagens com a foto de Akon podem ser classificadas como Image Macro por serem constituídas de imagens com legendas amarelas sobrepostas a elas. A fotografia utilizada chamou a atenção por apresentar uma figura famosa e, principalmente, pela pose e a expressão de preocupação do cantor nela. As frases, normalmente, seguem um padrão de início com a presença de  ‘’irmão tu tem que…’’, seguido de conselhos que podem ir desde os amorosos, aos de moda, saúde, estudo, finanças…

Difusão e Repercussão

O meme atraiu a atenção de veículos jornalísticos famosos, como a BBC Brasil  (numa polêmica matéria sobre o uso destes memes pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso), por exemplo.

Este grande alcance, em um pequeno período de tempo, foi assunto também em matérias de portais de notícias, como o R7  FolhaG1. Ilustrando o crescimento em números, a procura pelo nome de Akon cresceu 4.800% em pesquisas no Google, sendo esta fama e repercussão do meme exclusiva e restrita ao Brasil.

Exemplos Notáveis

Percebe cavalo a Petulancia do Raphael
0 publicações
0 comentários
Nome
Raphael Monte Mór
About / Bio
Acostumado aos cavalos da roça, o Petulante Raphael veio se aventurar com os animais da internetê e os gênios da criatividade. Amante da sétima e das outras artes, de ambiente de música, da maromba crossfiteira, e ajudando o país tanto quanto os dançarinos do impeachment, é voluntário do projeto #MUSEUdeMEMES e aluno de graduação, em Estudos de Mídia, na UFF.

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *