Políticas de gestão de acervo

Missão

Desenvolver o campo de estudos sobre memes e comunidades virtuais no Brasil, a partir do compartilhamento e da produção de pesquisas acadêmicas sobre o tema.

Visão

Constituir-se como polo de referência nos estudos sobre memes e atuar em favor da internacionalização da pesquisa acadêmica vocacionada à discussão acerca das relações entre internet e culturas políticas no Brasil.

Declaração de Autoridade e Organograma

O projeto #MUSEUdeMEMES integra o Polo de Produção e Pesquisa Aplicada em Jogos Eletrônicos e Redes Colaborativas (P3), vinculado ao Departamento de Estudos Culturais e Mídia do Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Trata-se de braço virtual e administrativo da ação #memeclube, que congrega alunos e professores do curso de Estudos de Mídia em eventos voltados para o debate e a experimentação de linguagens midiáticas a partir dos memes. O #memeclube materializa, através de exposições e encontros presenciais, abertos ao público e de entrada franca, a experiência acumulada a partir do webmuseu e das reuniões do grupo de pesquisa coLAB. O conteúdo do website do #MUSEUdeMEMES é também vertido parcialmente para o blog coletivo Campuseiros Club, organizado por curadores associados à Campus Party, e em diferentes mídias sociais. Além do acervo coletado sobre memes e dos conteúdos relacionados aos eventos presenciais e exposições passadas, o website ainda organiza e disponibiliza aos pesquisadores interessados uma extensa base bibliográfica com trabalhos acadêmicos sobre o universo dos memes e comunidades virtuais.

organograma

Financiamento e Conflito de Interesses

Este projeto é parcialmente custeado com recursos da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UFF (Proppi), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), por meio de editais em diferentes modalidades de apoio e fomento.

Escopo das Coleções

O #MUSEUdeMEMES possui quatro áreas principais de conteúdos:

(a) Acervos e Coleções · espaço que congrega as peças em exposição no webmuseu. Trata-se, em realidade, de um primeiro banco de dados sobre memes brasileiros, dispostos em categorias e filtros para auxiliar a pesquisa. Os conteúdos são apresentados como breves textos articulados a imagens, áudios e vídeos.
(b) Eventos · seção que enumera os eventos próximos e ocorridos do #MUSEUdeMEMES no espaço físico da universidade. Os eventos são denominados #memeclubes e são abertos ao público. Informações sobre data e local são apresentados no site e materiais expostos, como slides e fotografias são disponibilizados online.
(c) Referências de pesquisa · base de referências bibliográficas para pesquisadores, disponível para consultas online e offline.
(d) Artigos e entrevistas · além do acervo propriamente, o #MUSEUdeMEMES é também alimentado com artigos, ensaios e entrevistas originais.

Parte destas coleções é reproduzida na fanpage P3, no grupo do Facebook Meme Studies e no blog Campuseiros Club.

Categorias das Coleções

Os conteúdos que integram o acervo de memes do webmuseu estão dispostos ao público por meio de uma base de dados que opera a partir de quatro filtros distintos:

(a) Criador/Origem · que marca o autor, se pessoa física, ou a comunidade que originou o meme, caso seja(m) conhecido(s).
(b) Categoria · que identifica o gênero e a categoria do meme em questão (image macro, exploitable, photofad etc.).
(c) Período · que registra o ano ou período em que o meme se disseminou.
(d) País/Região · que aponta o país ou região em que o meme se originou ou se disseminou, conforme o caso.

Aquisições e Avaliação

O acervo do #MUSEUdeMEMES é atualizado semanalmente com base em conteúdos e relatos textuais originais sobre experiências e tendências da internet brasileira. O projeto está também aberto a doações e contribuições de outros usuários. Os interessados podem contatar a equipe curatorial e oferecer suas sugestões, tanto na forma de conteúdos já compostos quanto na forma de relatos brutos a serem avaliados.

Acesso e propriedade intelectual

Todos os conteúdos do #MUSEUdeMEMES, incluindo sua base bibliográfica, artigos, ensaios e entrevistas, estão licenciados sob uma licença CC BY-NC-SA.

meme (uma abreviação do grego μίμημα [míːmɛːma]) · é um fenômeno típico da internet, e pode se apresentar como uma imagem ou analogia, uma frase de efeito, um comportamento difundido, um desafio. memes são geralmente efêmeros mas no #MUSEUdeMEMES eles se tornam memória