O Escritório Modelo de Memes

meme5-10418453_706637232761390_7698220776457986908_nComo desdobramento do projeto #MUSEUdeMEMES, o Escritório Modelo de Memes é uma atividade orientada a implementar um escritório-modelo de monitoramento de mídias sociais, análise de tráfego e moderação de comunidades virtuais, e ações pontuais de inteligência, atuando especificamente em contextos de farta produção de conteúdos gerados por usuários de internet, em particular os chamados memes de internet. O escritório-modelo oferece, em sua carteira de ações a parceiros inter-institucionais, ações de pesquisa e consultoria; formação de profissionais de comunicação, educação, marketing e outras áreas para o desenvolvimento de estratégias relacionadas ao universo dos memes de internet; planejamento de acervo, roteiro expográfico e curadoria de exposições, físicas e virtuais, sobre conteúdos da cultura popular de internet que se entrelacem com temáticas indicadas por eventuais contratantes. Entre os clientes atendidos, o portfólio do projeto soma a Fundação Wikimedia, a ong Ação Educativa, e a Rede Globo, entre outros.

Oficinas e treinamentos Ementas e programas de curso Solicitar

As oficinas e atividades de treinamento organizadas pelo #MUSEUdeMEMES têm o objetivo de apresentar a profissionais da Comunicação, professores da educação básica e demais interessados o universo de pesquisas sobre memes de internet. O cardápio completo abrange quatro diferentes oficinas e um curso livre. Cada oficina possui uma duração média de quatro horas e funciona de modo independente em relação às demais, podendo ser contratadas de forma avulsa ou combinada.

O projeto #MUSEUdeMEMES realiza palestras e mini-cursos gratuitamente em escolas da rede pública e instituições de ensino superior. Empresas e instituições públicas e privadas não vocacionadas ao ensino também podem receber oficinas e outras atividades do projeto desde que arquem com diárias e transporte dos responsáveis pelos cursos.

Ementas e conteúdo programático das oficinas foram pensados a fim de contemplar diferentes públicos, de agências de comunicação a movimentos sociais. Certificados digitais podem ser fornecidos aos alunos matriculados, mediante solicitação prévia do contratante.

Consultoria e pesquisa Solicitar

Não há, até onde se sabe, no Brasil, nenhuma agência especializada nos serviços que o Escritório Modelo de Memes propõe. A maior parte das agências que trabalham com monitoramento de mídias sociais atua ou na produção de conteúdo para o cliente ou na criação de campanhas publicitárias também para o próprio cliente, adotando técnicas de tratamento quantitativo de dados em larga escala e análise de tráfego. O Escritório Modelo de Memes, em contrapartida, busca observar, prioritariamente na experiência de consumo, o que é dito a respeito do produto ou o serviço desempenhado pelo cliente, como seus consumidores ou seus fãs reagem, como conversam a respeito e produzem sentido sobre estas experiências. Por essa razão, o projeto se concentra sobre os chamados conteúdos gerados por usuários (UGC) e enfatiza o olhar atencioso sobre os memes de internet.

Nesse sentido, a principal proposta do projeto é realizar ações estratégicas de monitoramento desses conteúdos e oferecer ao cliente, entre outros produtos:

1. Relatórios de frequência e uso de memes de internet para uma marca ou evento;
  2. Coletas direcionadas de conteúdo das mídias sociais;
  3. Briefing e planejamento estratégico de campanhas com uso de memes de internet;
  4. Surveys e sondagens com clientes e usuários.

A diversidade de campos de atuação a partir de um projeto como este se estende do personal branding ao marketing político, da produção de diagnósticos detalhados sobre o comportamento de comunidades de fãs à assessoria de comunicação institucional. Todo o trabalho realizado pelo Escritório Modelo de Memes é acompanhado e supervisionado pelo grupo de pesquisa coLAB/UFF, regularmente cadastrado no CNPq. O grupo opera como braço acadêmico do projeto #MUSEUdeMEMES, fornecendo a expertise teórica necessária para as ações implementadas.

meme (uma abreviação do grego μίμημα [míːmɛːma]) · é um fenômeno típico da internet, e pode se apresentar como uma imagem ou analogia, uma frase de efeito, um comportamento difundido, um desafio. memes são geralmente efêmeros mas no #museu de memes eles se tornam memória