#MUSEUdeMEMES Entrevista: Visky Poderosa

Visky Poderosa é uma fanpage do Facebook baseada na popular personagem Visky, interpretada por Rainer Cadete, na telenovela brasileira “Verdades Secretas”. A trama das 23h teve grande repercussão e audiência em 2015 e, parte disso, deveu-se às intrigas que o autor Walcyr Carrasco e sua equipe apresentaram ao público no decorrer de três intensos meses de exibição.
 
A narrativa tinha como mote principal um obscuro mundo da moda, permeado de traições, drogas, sexo, violência e ganância a qualquer custo. Fomos introduzidos ao triângulo amoroso formado por Carolina (Drica Moraes), sua filha, a modelo Angel (Camila Queiroz) e, o marido da primeira e padrasto da segunda, Alex (Rodrigo Lombardi). O empresário Alex já havia se relacionado com a jovem top model, mas o relacionamento foi interrompido por Angel. Obcecado em reconquistá-la, Alex se casa com a mãe dela, Carolina, para conseguir ficar mais próximo. Em meio a todo este drama, o alívio cômico entre as cenas era o divertido booker Visky. Ele foi o grande responsável por descobrir Angel pela internet e por convidá-la para um ensaio fotográfico profissional na agência Fanny Models, em São Paulo. Visky ganhou popularidade junto ao público pelo comportamento excêntrico, pelos bordões hilários e também pela perseguição em relação ao amado, o modelo Leo (Raphael Sander).
 
Mesmo com o fim da novela, Visky continuou sendo poderosamente lembrada pelos fãs. Convertida em fanpage pela técnica em Administração e Contabilidade Anderluci Magalhães Honório, 37 anos, a personagem fez sucesso em 201601 no Facebook no universo dos memes folhetinescos02. A criadora da página conta, em entrevista ao #MUSEUdeMEMES, que a ideia de criar a personagem surgiu baseada no bom humor de seus amigos homossexuais, bem como em suas atitudes e o modo leve de encararem o mundo, a despeito das opressões do cotidiano.

 


#MUSEUdeMEMES De onde surgiu a inspiração para criar a página “Visky Poderosa”?
Visky Poderosa Eu assisti à novela e me apaixonei pela personagem. Tenho muitos amigos gays e via no Visky esses amigos. Como gosto muito de trabalhar com páginas do Facebook, quis fazer uma de comédia utilizando os bordões geralmente utilizados pelos homossexuais. Para mim, foi uma forma de homenagear meus amigos.
 
#MUSEUdeMEMES “Verdades Secretas” já estreou rodeada de expectativas (não só da crítica especializada, como também do público). A que você credita o sucesso de uma personagem secundária, como Visky, em relação à trama? Por que acha que ela se tornou tão emblemática no contexto da história?
Visky Poderosa O sucesso da personagem se deu pela interpretação perfeita… Os trejeitos, o olhar, a voz. O ator foi maravilhoso ao dar vida à Visky. Já houve outros personagens gays, mas, para mim, Rainer [Cadete] superou todos. Tornou-se emblemática porque foi envolvida pela trama; já que era amiga da Angel, ajudava a moça que se drogava, era apaixonada pelo modelo, tinha um caso com a secretaria e era o “homem de confiança” da dona da agência.
 
#MUSEUdeMEMES Qual a história por trás da persona que você criou? Ela tem um perfil psicológico próprio? Em que ela se aproxima e em que se distancia do Visky da dramaturgia?
Visky Poderosa Não existe uma história por trás da personagem… Reuni todos os meus amigos e tento colocar nela um pouquinho de cada um: o apimentado, o recatado, o que não se assume, o galinha, o baladeiro; enfim, vários em um só. O perfil dela é meio bipolar [rs], o que a leva a ficar parecida com o Visky da dramaturgia. Procuro usar os bordões para que ela continue sendo o que previ no início: uma homenagem divertida aos meus amigos gays.
 
#MUSEUdeMEMES Além do Visky, há uma série de outras personagens similares que têm se convertido em fanpages recentemente, como Atena Irônica, Romero Indelicado e Adisabeba Barraqueira, por exemplo. Você conhece os outros criadores/administradores dessas páginas? Você criou/administrou alguma dessas páginas? Se sim, fale um pouquinho sobre suas motivações para isso…
Visky Poderosa Não, eu não criei nenhuma delas, e também não conheço seus criadores, mas curto todas e adoro.
 
#MUSEUdeMEMES Você costumava acompanhar a trama por outras mídias sociais, como o Twitter? “Visky Poderosa” possui outros perfis para além do Facebook?
Visky Poderosa Sim! Eu acompanhava, gostava de saber o que as pessoas pensavam das personagens. Quando adolescente, fiz teatro e também escrevi algumas peças; então, quando estou assistindo uma série, uma novela ou mesmo uma peça ou filme que já assisti, gosto de saber o que pensam sobre as personagens como se eu tivesse escrito a trama. Percebo que muitos enxergam as personagens diferente de mim e isso é muito interessante.
Visky só possui a fanpage mesmo, até por falta de tempo. Mas, se tivesse mais tempo, eu gostaria que ela tivesse mais perfis na rede, já que adoro rede social! Quem sabe daqui a um tempo eu consiga?
 
#MUSEUdeMEMES Como você descreve o que você faz? Você se considera um meme de internet?
Visky Poderosa Pergunta interessante… Nunca parei para pensar nisso. Eu descreveria como uma forma de levar um assunto sério, como o preconceito aos homossexuais, de forma engraçada e leve ao Facebook. Sim, me considero um meme.
 
#MUSEUdeMEMES Na sua opinião, a audiência da trama impacta no sucesso do meme?
Visky Poderosa Com certeza. De início, eu convidei apenas uns dez amigos para curtir a página e deixei que as pessoas fossem conhecendo ela. Eu me surpreendi com o número de curtidas, que só foi crescendo, e, pelos comentários e mensagens que recebia, percebi que as pessoas amavam a personagem da novela.
 
#MUSEUdeMEMES Sabemos que Félix Bicha Má se tornou rapidamente uma espécie de ícone de páginas no Facebook sobre personagens de novelas. Você se inspirou em alguma dessas personagens para criar a sua? Quais são as suas referências?
Visky Poderosa Sim, minhas referências foram o próprio Felix Bicha Má (que eu amo) e, também, a Gina Indelicada.
 
#MUSEUdeMEMES Você já recebeu algum contato da Globo ou do próprio Rainer Cadete sobre o conteúdo que produz? Se sim, como foi? Se não, você tem algum receio com relação a isso? Como enxerga o que você faz? Você tem alguma relação profissional com a Globo?
Visky Poderosa Nunca recebi nenhum contato de nenhum deles. Não tenho relação profissional alguma com a emissora, e não tenho receio, porque não ofendo ou prejudico nenhum deles. Pelo contrário. Na minha visão, uma página dessas ajuda a manter viva na mente das pessoas aquela personagem.
 
#MUSEUdeMEMES Como a “Visky Poderosa” sobrevive? De que se alimenta? Você ganha algum dinheiro com a página? Como é a vida de criador de conteúdo para o Facebook?
Visky Poderosa Visky Poderosa não ganha nenhum dinheiro. Se a questão do “alimentar” for quanto aos conteúdos, é como eu disse: uso os bordões dos homossexuais e alguma coisa que esteja muito famosa no Facebook.
 
#MUSEUdeMEMES Como é a sua relação com os fãs? Você reproduz conteúdo criado por terceiros? Como você lida com as páginas que reproduzem seu conteúdo? Há muitos clones da “Visky Poderosa”? E como você lida com os haters?
Visky Poderosa Os fãs mandam mensagens na página e eu procuro responder todas. Quando comentam algum post, logo respondo para haver interação. Mas não reproduzo conteúdo de terceiros. Se alguém reproduzir, não me importo, pois significa que gostaram e alcancei meu objetivo.
Ainda não vi clones, mas se houver fico feliz em ver mais pessoas fazendo o que eu faço. E, felizmente, até hoje, não encontrei nenhum hater na página, mas, se encontrar, vou excluir o comentário e banir a pessoa; pois meu objetivo é levar alegria para as pessoas e um discurso de ódio iria totalmente contra tudo o que penso, eu nem responderia…
 
#MUSEUdeMEMES Como você cria/seleciona as piadas e os conteúdos que vão ao ar? Em que assuntos você se baseia? Descreva um pouquinho desse processo criativo pra gente…
Visky Poderosa Tudo o que vejo de engraçado nas falas dos gays procuro guardar para usar na página. Não trabalho na área de arte para poder fazer uma coisa mais profissional na página, mas faço com carinho. Os assuntos, busco os que são do cotidiano, até mesmo para as pessoas se identificarem ali. Os gays são pessoas extraordinárias, com uma alegria imensurável, e é essa alegria que procuro levar a quem curte a página.
 
#MUSEUdeMEMES No universo de seu Visky existem outras personagens recorrentes, da novela ou de fora dela, que aparecem em seus conteúdos?
Visky Poderosa Já usei algumas imagens com alguns dos personagens, mas muito pouco.
 
*** ALERTA SPOILER ***
 
#MUSEUdeMEMES E, para encerrarmos, o que diria Visky Poderosa ao saber que Carolina (Drica Moraes) ‐ ao, finalmente, descobrir a traição na qual estava envolvida ‐ acabou não se vingando nem de Alex (Rodrigo Lombardi) nem da filha Angel (Camila Queiroz), mas sim se suicidando no final da novela?
Visky Poderosa Difícil isso, visto que ele é sempre muito bem humorado… Mas, vamos lá: “O que é isso, amada??? Se matou no fim da novela só pra sair mais famosa do que eu, neh???? Conseguiu não, bixa… Tô aqui linda, rica, amiga da sua filha e ainda dando uns pegas no bofe que era seu!”
 
 
 

Menos Filipe Que Está no Canadá
2 publicações
0 comentários
About / Bio
Além de pagar balas Juquinha em dólar canadense, Filipe concilia a graduação em Estudos de Mídia/UFF com sua colaboração no #MUSEUdeMEMES. Foi bolsista de iniciação científica (PIBIC/CNPq, 2015-2016) e bolsista de inovação tecnológica (Pibinova/UFF, 2016-2017). Foi também bolsista de extensão no projeto "Fotografia e Cidade: Gente, Paisagem e Memória em Niterói" (2014) e aproveita o inverno rigoroso do Canadá para colocar suas novelas em dia (já que é fã do gênero \o/). Reza a lenda que ele se encontra com uma tal de Luiza.
Categorias: entrevistasPalavras-Chaves: , , ,

Sobre Menos Filipe Que Está no Canadá

Além de pagar balas Juquinha em dólar canadense, Filipe concilia a graduação em Estudos de Mídia/UFF com sua colaboração no #MUSEUdeMEMES. Foi bolsista de iniciação científica (PIBIC/CNPq, 2015-2016) e bolsista de inovação tecnológica (Pibinova/UFF, 2016-2017). Foi também bolsista de extensão no projeto "Fotografia e Cidade: Gente, Paisagem e Memória em Niterói" (2014) e aproveita o inverno rigoroso do Canadá para colocar suas novelas em dia (já que é fã do gênero \o/). Reza a lenda que ele se encontra com uma tal de Luiza. <!-- [email protected] -->