Fontes

Bases de dados

Know Your Meme

Know Your Meme é uma base de dados sobre memes e fenômenos do mundo online em todo o mundo. Sua documentação compreensiva envolve ainda uma série de vídeos online, com mais de 62 episódios dedicados a tratar diferentes temas relacionados à cultura popular da internet.

Leia mais

Cheezburger Network

Cheezburger Network é a maior e mais popular rede dedicada à produção e compartilhamento de memes na internet, detentora atualmente de um grande conjunto de franquias de blogs e mídias sociais, entre elas a mais famosa I Can Haz Cheezburger ou simplesmente ICHC, responsável por disseminar para todo o mundo a cultura dos LOLcats.

Leia mais

Memepedia

A Memepedia é a primeira e maior base de dados sobre memes no Brasil, criada pelo coletivo youPIX, liderado por Bob Wollheim e Bia Granja. Os conteúdos publicados pela Memepedia trazem posts, artigos e entrevistas sobre memes e virais que se disseminaram no Brasil em determinados contextos.

Leia mais

Encyclopedia Dramatica

Encyclopedia Dramatica é uma enciclopédia virtual mantida de forma colaborativa por membros da comunidade 4Chan. Sua documentação engloba mais de 5 mil artigos sobre memes e cultura da internet em geral, geralmente com referências politicamente incorretas, racistas e ofensivas.

Leia mais

The Meme Wikia

The Meme Wikia é uma base de dados sobre memes produzida de forma colaborativa. São mais de 300 verbetes sobre memes, a maioria absoluta redigida a partir de fenômenos que circularam pela memesfera norte-americana, mas o site possui também uma versão em espanhol, com mais de 260 verbetes.

Leia mais

The Reddit Meme Museum

O Meme Museum é um tópico do fórum online Reddit que concentra diferentes subtópicos com imagens e vídeos de memes. São atualmente 195 assinantes do tópico, que existe desde 2009, mas tem pouca atividade.

Leia mais

The Big Internet Museum

The Big Internet Museum é uma experiência educativa cujo objetivo é inspirar visitantes de todo o mundo a conhecerem mais sobre a internet e a história da World Wide Web. Relembrar o som de um modem 56k ou conhecer figuras populares dos primórdios da WWW é sua proposta principal.

Leia mais

Journal of Memetics

Journal of Memetics foi o primeiro periódico científico internacional dedicado aos estudos sobre memes. A publicação foi lançada em maio de 1997 e era inteiramente online e gratuita.

Leia mais

Acervo de Memes

Um Tumblr em atividade desde setembro de 2015, que coleta e organiza por hashtags memes dos principais sites e programas de televisão de entretenimento.

Leia mais

Amanda Likes The Internet

Amanda Likes The Internet é o nome do Tumblr oficial da bibliotecária Amanda, auto-intitulada tumbletecária (tumblarian, no original em inglês). A profissional recolhe, documenta e organiza em seu Tumblr conteúdo que circula na internet sobre memes.

Leia mais

Eventos e festivais

youPIX

O youPIX é uma rede criada em 2006 por Bob Wollheim e Bia Granja, e que hoje é responsável por um blog e um conjunto de mídias sociais, pesquisas, eventos e festivais focados em mapear o comportamento jovem na internet.

Leia mais

Virei Viral

Virei Viral é uma exposição originalmente concebida por Diogo Rezende em 2013 e apresentada em temporadas anuais no Centro Cultural Banco do Brasil. Na concepção expográfica, abundam recursos multimídia, como áudios, vídeos e animações.

Leia mais

TED

TED é uma organização não-governamental sem fins lucrativos que organiza um conjunto de palestras e conferências em modelo de franquias. As palestras são limitadas a 18 minutos de duração e, após filmadas, seus vídeos são divulgados na internet.

Leia mais

LOLcat: teh exhibishun

LOLcat: teh exhibishun foi uma exposição realizada entre janeiro e fevereiro de 2013, na Framers Gallery, em Londres.

Leia mais

How Cats Took Over the Internet

How Cats Took Over the Internet (“Como os Gatos Tomaram da Internet”) é o nome de uma exposição realizada pelo Museum of the Moving Image, com curadoria de Jason Eppink.

Leia mais

The GIF Elevator

The GIF Elevator foi uma exposição realizada pelo Museum of the Moving Image entre 2017 e 2018, organizada e curada pelo pesquisador Jason Eppink.

Leia mais

The Reaction GIF: Moving Image as Gesture

The Reaction GIF: Moving Image as Gesture foi uma exposição realizada pelo Museum of the Moving Image, em 2014, com curadoria de Jason Eppink.

Leia mais

What Do You Meme?

What Do You Meme? foi uma exposição organizada e curada por Maisie Post, e apresentada na galeria Holdron’s Arcade, em Peckham, Londres, em 2016.

Leia mais

Hoaxes

E-farsas

O E-farsas é um popular website que se enquadraria na categoria de “detetive da internet”. Sua principal orientação é de investigar hoaxes na internet, indicando aos leitores o que procede e o que não procede. O site surgiu em 2002 e é até hoje desenvolvido pelo analista de sistemas Gilmar Lopes.

Leia mais

Museum of Hoaxes

O Museum of Hoaxes (“Museu do Trote” ou “Museu do Boato”, em tradução livre) é um webmuseu criado por Alex Boese em 1997. De acordo com as palavras de seu criador, o museu “explora o engodo, a malícia, e a desinformação ao longo da história”.

Leia mais

Projetos artísticos

Museum of Selfies

Projeto artístico de Olivia Muus (curadora), com o auxílio de Sophie Hotchkiss.

Leia mais

Internet Memes Timeline

A Internet Memes Timeline é uma linha do tempo de memes, que tem mapeado mais de 400 memes, desde a década de 1980. A ferramenta foi criada pelo usuário tatercakes do Dipity, um serviço especializado na criação e compartilhamento de linhas do tempo.

Leia mais