#memeexpo · “As Olimpíadas dos memes”

meme223798“As Olimpíadas dos memes” foi o tema da primeira exposição virtual em caráter temporário organizada pelo #MUSEUdeMEMES. O roteiro da exposição foi composto por três salas virtuais: da apresentação do meme de internet como gênero midiático contemporâneo à sua interface com os esportes, das Olimpíadas Pré-Internet ao boom das redes sociais online, da crise política à apoteose no Rio de Janeiro.
 
A exposição virtual apresentou um acervo de mais de 300 produções de internautas brasileiros e estrangeiros sobre os Jogos Olímpicos Rio 2016 e outros eventos esportivos. O desafio foi provocar no visitante uma reflexão sobre como essas imagens, vídeos e animações que circulam livremente no território das mídias sociais podem compor um instigante mosaico sobre o acontecimento midiático-esportivo.
 
A curadoria foi realizada pela equipe do #MUSEUdeMEMES e do grupo de pesquisa coLAB, da Universidade Federal Fluminense, com coordenação geral do professor Viktor Chagas, texto de Viktor Chagas e Luiz Filipe Paz, roteiro e montagem de Dandara Magalhães, Daniel Rios, Fernanda Freire e Carolina Brandão. A exposição ficou no ar entre 6 de dezembro de 2016 e 17 de janeiro de 2017, e foi realizada com apoio da Casa de Rui Barbosa e da Fundação Getúlio Vargas, como parte integrante do projeto “Preservação da Memória das Olimpíadas: processos e ações”.
 
 

Hotsite da exposição

 

* Algumas funcionalidades no site acima podem se encontrar inoperantes