#memeclube VIII · “Memes e territorialidades: entre o global e o local”

meme223798“Memes e territorialidades” foi uma exposição realizada pelo #MUSEUdeMEMES em 2016, com o objetivo de debater a condição dos memes como artefatos culturais de territorialidades reais e imaginadas, e refletir sobre as fronteiras das nacionalidades, dos regionalismos e da linguagem. Com um debate de fundo a respeito do humor étnico e do humor transnacional, o evento procurou mapear memes de diferentes países e regiões do Brasil, para apresentar ao público semelhanças e diferenças na maneira com que se apropriam da comicidade.
 
Ancorada na leitura e discussão do trabalho de diferentes pesquisadores, nacionais e internacionais, como Limor Shifman, Linda Börzsei, Juracy Pinheiro, entre outros, a exposição contou com paineis interativos e uma projeção multimídia. Entre os temas debatidos, a cultura “huehue br”, os memes de diferentes regiões do país, do Nordeste ao Sul, a reapropriação de memes por diferentes culturas, e as peculiaridades do humor em outros países, como a China, a Rússia, a Hungria, e muito mais.
 
Realizada em 28 de janeiro de 2016, e com coordenação geral do professor Viktor Chagas, a exposição foi organizada pelo bolsista PIBITI/CNPq Daniel Rios, pelo bolsista PIBIC/CNPq Luiz Filipe Paz, e pela bolsista PROEX Dandara Magalhães, e teve apoio do bolsista PROEX Janderson Santa Clara, e das voluntárias Camille Grillo e Thays Pereira.
 
 

Catálogo da exposição

 

 
 

Imagens da vernissage