#memeclube VI · “Eleições dos Memes: política e zoeira no mesmo palanque”

meme223798“Eleições dos Memes” foi uma exposição realizada em 2014, na ocasião das eleições presidenciais, e teve como principal debate uma tentativa de compreender os usos e efeitos dos memes no contexto político-eleitoral. Baseada na discussão de pesquisadores internacionais como Limor Shifman e Geniesa Tay, a apresentação trouxe à tona uma tentativa de classificação dos conteúdos que circulam na internet, entre memes persuasivos, de ação popular e de discussão pública. Além disso, foram comentados e discutidos memes políticos anteriores à própria internet. Afinal, os memes podem ser indício de participação popular na política?
 
O #memeclube assumiu, pela primeira vez, o caráter de uma exposição física, materializada em uma experiência cenográfica com propostas de interação com o público, que podia ser fotografado junto aos elementos que compunham o cenário. O evento resultou de um conjunto de reflexões que vinham sendo tomadas no âmbito do grupo de pesquisa coLAB (Laboratório de Comunicação, Culturas Políticas e Economia da Colaboração) e em meio ao projeto de pesquisa “A política dos memes e os memes da política”.
 
O debate foi realizado pelo bolsista PIBIC/CNPq Daniel Rios e pela bolsista PROEX Dandara Magalhães, com apoio ainda do bolsista PROEX Janderson Santa Clara, do bolsista PIBITI/CNPq Luan Dutra e do voluntário Nicollas Fraga. A première ocorreu no calor das eleições, em 23 de outubro de 2014.
 
 

Catálogo da exposição

 

 
 

Imagens da vernissage

 

Simpósio + Exposição #MUSEUdeMEMES
 
O #MUSEUdeMEMES e o Museu da República orgulhosamente apresentam: o Simpósio + Exposição #MUSEUdeMEMES. Acompanhe as novidades em nosso hotsite. ;)
 
 
Exposição #MUSEUdeMEMES: a partir de 18 de maio
Simpósio #MUSEUdeMEMES: 29 a 31 de maio
 
Mais informações!